Duas atividades culturais na Biblioteca Pública do Paraná, neste mês de setembro, vão marcar os 25 anos do Movimento Solidariedade da Polônia, o primeiro sindicato livre do mundo comunista. Nesta quinta-feira (1º), o professor catedrático da Universidade Jaguiellônica, em Cracóvia, e professor convidado da Universidade Federal do Paraná, Jerzy Brzozowski, fará palestra sobre ?Solidariedade ? 25 anos depois??, a partir das 18h30, no auditório Paul Garfunkel.

E, nesta quarta-feira (31) será aberta a exposição ?Caminhos à liberdade ? Europa através do Solidarnosc?. A mostra, que reúne 76 painéis, traz a história da Polônia desde o fim da II Guerra Mundial, em 1945, até hoje. Fotos e textos ficarão em cartaz até o próximo dia 5, no hall térreo da Biblioteca. Segundo Jacek Pabée, vice-cônsul da Polônia, o Movimento Solidariedade foi criado nos anos 80 para reconquistar as liberdades do país que vivia sob controle soviético.

Dirigido por Lech Walesa, que mais tarde assumiu a presidência da Polônia, o movimento teve apoio da Igreja, em oposição ao regime comunista. A Polônia vivia período de forte penúria de gêneros de primeira necessidade, crise econômica sem precedentes desde o fim da guerra. Em agosto de 80, os operários anticomunistas decidiram convocar uma greve de protesto, após a demissão de uma trabalhadora.

O movimento espalhou-se rapidamente por todo o país, ganhando adeptos em todas as camadas sociais, reunindo operários, intelectuais e jornalistas, na época, impedidos de exercer livremente sua profissão. Depois de quase três semanas, a greve foi encerrada com a vitória dos trabalhadores, obrigando o poder comunista a assinar acordos com os grevistas. Rapidamente, o número de adesões ao Solidariedade alcançou 10 milhões entre os 38 milhões de poloneses.

Hoje, Walesa não usa mais o macacão e desfila pelas ruas de Varsóvia. Para muitos, ele se tornou apenas uma sombra do que foi no passado.Entrevistas podem ser marcadas com o vice-cônsul da Polônia Jacek Pabée pelo telefone 3019.4662.

Serviço
Exposição ?Caminhos da Liberdade ? Europa através do
Solidarnosc
Data: 31.08.05
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133
Palestra ?Solidariedade ? 25 anos depois??
Data: 1º .09.05
Horário: 18h30
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná