Pela primeira vez o internauta vai poder conhecer melhor os participantes do Big Brother Brasil e alguns cômodos da casa em realidade aumentada. Basta que ele tenha uma “webcam” e baixe em seu computador as aplicações correspondentes aos participantes ou cômodos.

A partir daí, é só brincar com imagens em três dimensões 3D – dos “brothers” e “sisters” ou “andar” pelos cômodos, conferindo os seus detalhes. “Vamos disponibilizar no site do programa (www.bbb.globo.com) o link para o internauta baixar em seu computador. O BBB sempre “se espalhou” por várias mídias. Isso é a cara do programa, dos seus participantes e do seu público, por isso vamos dar mais este pedacinho de bisbilhotagem”, explica o diretor de núcleo do Big Brother Brasil, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho.

Para que um maior número de internautas possa ter acesso a esta ferramenta, o site do programa optou por recursos menos complexos de movimentos (ou seja, com arquivos menos pesados) da realidade aumentada, não dependendo de um equipamento sofisticado nem de uma conexão muito robusta.

Outra novidade este ano é que os “brothers” vão poder mandar mensagens, de até 140 caracteres, ao longo dia. “Há um computador na casa, que está bloqueado. O líder da semana receberá senhas. Cada senha dará direito a um “post’. Ele poderá usar tudo sozinho ou dividir entre os competidores. Vai ser mais uma moeda para o jogo dentro da casa”, adianta Boninho.

Ano passado, os participantes faziam, pela manhã, seus comentários diretamente no blog que a produção do programa desenvolveu e, na edição deste ano, eles poderão usar o microblog desenvolvido pela Globo.com várias vezes ao dia.

“Os internautas podem acompanhar o que está rolando na casa através das mensagens dos confinados, mas eles não saberão o que está acontecendo do lado de fora. Essa ferramenta foi desenvolvida exatamente para os “brothers’ postarem, mas não receberem informações da vida real”, limita Boninho.

O Big Brother Brasil 10 começou ontem e o premio vale um milhão e meio de reais, 500 mil reais a mais do que nas edições anteriores. O programa vai ao ar de segunda a sábado logo após Viver a vida e aos domingos após o Fantástico.