Foto: Divulgação

Uma das fotos em exposição.

A natureza brasileira é a mais rica em biodiversidade em toda a Terra. Nenhum outro país possui tantas espécies animais e vegetais, tanta diversidade de ambientes naturais, tanta cor e tanta beleza. Um pouco dessa diversidade poderá ser apreciada a partir de hoje em duas exposições com imagens captadas pelas lentes do fotógrafo curitibano Zig Koch, no ParkShopping Barigüi. As mostras são um dos eventos paralelos que integram o calendário da 8.ª Conferência das Partes (COP8) da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, que acontece em Curitiba.

?A preservação do meio ambiente faz parte do cotidiano do ParkShopping Barigüi desde o seu lançamento. E não poderia ser diferente no momento em que Curitiba recebe os participantes da Convenção da Biodiversidade da ONU?, observa a gerente de Marketing do empreendimento, Mariane Wiederkehr.

A exposição ConBio (Condomínio da Biodiversidade) apresenta imagens e descrição de 13 cases de conservação ambiental. O ConBio foi criado em 2000, numa parceria entre a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) e a Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais, e representa a união de pessoas e instituições na tarefa de conservar, proteger, melhorar e recuperar as áreas nativas de Curitiba e Região Metropolitana (RMC), contribuindo também para a biodiversidade de espécies e melhoria da qualidade de vida da população.

Já a mostra Natureza Brasileira apresenta 30 fotos, sendo um convite à reflexão e à ação. A reflexão mostra a grande responsabilidade que se tem de conservar os biomas e proteger as florestas, junto com todos os seus seres vivos. A ação exige medidas corajosas e urgentes: educação ambiental, reciclagem de lixo, racionalização no uso de matérias-primas, opção por produtos não poluentes, criação e proteção de reservas ambientais, entre outras.

As exposições são uma ação conjunta entre ParkShopping Barigüi, SPVS, e o fotógrafo Zig Koch, e permanecem em cartaz até dia 26 de março. As mostras estão nos corredores do shopping, no piso superior.