A magia do Quebra-Nozes vai envolver o público curitibano nesta sexta-feira. Além de ser um dos mais tradicionais espetáculos do balé no mundo, a apresentação se tornará ainda mais especial por conta da presença do primeiro bailarino do American Ballet Theatre, o brasileiro Marcelo Gomes.

O elenco é composto pelo Corpo de Baile da Escola Petit Ballet, que também faz a produção do espetáculo, e por bailarinos convidados da Escola Bolshoi, de Joinville (Santa Catarina), e do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba.

Esta será a terceira vez de Marcelo Gomes em Curitiba, todas a convite do Petit Ballet. Nas duas passagens anteriores, o bailarino participou da montagem de O Corsário. Gomes frequenta os palcos estrangeiros desde a adolescência.

Em 1997, foi para o American Ballet Theatre, uma das mais importantes companhias do mundo. “Eu saí de Nova York, onde eu moro, no dia 9 de novembro, e eu ainda não voltei. Fui em turnê com o American Ballet Theatre para a Califórnia (EUA). Depois, China, Rússia, Ucrânia. Agora estou em Curitiba. Mas logo após seguirei para São Paulo e para a Coréia do Sul, onde também apresentarei o Quebra-Nozes. Espero que esteja em Manaus, onde nasci, para comemorar o final de ano com a minha família. No dia 4 de janeiro voltam os ensaios em Nova York”, comenta.

Gomes conta que no Brasil o reconhecimento e os aplausos significam mais do que em qualquer outro lugar. “Aqui é a minha terra. Fico nervoso antes de entrar no palco, o que não acontece em outro local”, conta Gomes, que foi eleito o melhor bailarino do ano em 2008 em uma premiação concedida pelo Teatro Bolshoi de Moscou.

O Quebra-Nozes leva ao público um conto natalino por meio da música de Tchaikovsky e coreografia de Marius Petitpa. Tudo acontece na casa de Clara, que no Natal recebe como presente um quebra-nozes em forma de um boneco. Em sonho, ele se torna um príncipe, que conduz Clara para o reino dos sonhos e da magia.

Serviço

O Quebra-Nozes, será apresentado nesta sexta-feira, dia 4, às 20h, no Teatro Positivo (Rua Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300). Ingressos a R$ 30. Parte da renda será destinada para entidades sociais. Mais informações: (41) 3342-4268 e www.petitballet.com.br.