O 5º Festival de Cinema de Maringá terá o cineasta Cacá Diegues como um dos homenageados deste ano. O alagoano de 67 anos foi um dos líderes do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que ocorreu em 1952 e que tinha como característica a produção de um cinema barato, feito com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça".

Diegues é um dos cineastas brasileiros mais conhecidos em todo o mundo. A grande maioria de seus filmes, cerca de 18, já participaram de festivais internacionais em Cannes, Veneza, Berlim, Nova York e Toronto. Alguns desses filmes foram exibidos comercialmente na Europa, Estados Unidos e América Latina. Entre as suas produções mais pemiadas estão "O Maior Amor do Mundo" (2006), "Veja Esta Canção" (1994) e "Chuvas de Verão" (1978). O filme "Tieta do Agreste", produzido em 1995, foi o representante do Brasil na disputa pelo Oscar em 1997. Além do diretor, a organização do evento está em fase de negociação com mais duas atrizes brasileiras.

O 5º Festival de Cinema de Maringá ocorre de 23 a 30 de maio. Este ano a Mostra Competitiva 35mm e a Mostra Curta Digital serão exibidas em duas salas dos antigos cinemas do Shopping Aspen Park. Os espaços serão reformados especialmente para o festival pelo artista plástico carioca Tião Fonseca. Ele fará uma decoração inspirada nos 100 anos da colonização japonesa no Brasil, tema da edição deste ano do festival.

Em 2008 serão ofertadas cinco Oficinas de Cinema: roteiro, produção, animação, fotografia, montagem e edição. A novidade é que os alunos produzirão um curta-metragem, com ajuda dos professores das oficinas, que será exibido no encerramento do festival, aberto ao público. Os eventos paralelos, oficinas e Seminário de Cinema, serão realizados no Centro de Eventos da Trecsson (Rua Luiz Gama, 149).

O 5º Festival de Cinema de Maringá tem o patrocínio cultural da Viapar e Petrobrás. Co-patrocínio: Romagnole, Dudony e Supermercados Cidade Canção. Apoio Institucional: ACIM ? MRCV&B, AVEC, SIAPAR, IMIN 100, Fundação Cultural de Curitiba, MIS/PR, NRE/PR. Apoio Cultural: Ministério da Cultura, Hotel Cidade Verde, Sol Propaganda, Midiograf, Unidas Rent a Car, Acema, Hotel Príncipe, O Diário do Norte do Paraná, Rádio CBN Maringá, Rádio Maringá FM, Rádio Mix FM, RPC ? TV Cultura, TV Clipping, Monteweb Internet, Nilson Rabello, Wnet Internet , Flamma Comunicação, Outbraz Outdoor, Aspen Centro de Convenções, Haddock Buffet. Apoios Regionais: Prefeitura Municipal de Paranavaí, Prefeitura Municipal de Mandaguari, Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, Prefeitura Municipal de Apucarana, Prefeitura Municipal de Ubiratã e Prefeitura Municipal de Nova Esperança.