Um concerto que liga grandes poetas brasileiros a compositores de músicas clássicas latino-americanos. Assim se formam as duas apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, que desta vez recebe o maestro paulista Dario Sotelo. A apresentação é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba.

O repertório não poderia ser mais exclusivo. Pela primeira vez em toda a história serão apresentadas canções de autores contemporâneos do Brasil e Colômbia, dentre elas, O divertimento para cordas, do colombiano Pedro Sarmiento, e a Missa para coro misto, Cordas e piano, do compositor paulistano Edson Beltrami.

Serão três momentos durante o concerto. “A primeira parte é composta de uma capela, apenas canto, onde o coro interpreta quatro canções com ritmos regionais escritas por compositores brasileiros como Henrique de Curitiba, Ernest Widmer, Ricardo Tacuchian e Ronaldo Miranda”, explica o maestro Dario Sotelo. Segundo ele, todas as canções foram construídas a partir de poemas de Carlos Drummond de Andrade, Cabral de Melo Neto, Mário Quintana e Manoel Bandeira.

Durante o segundo momento do concerto, um grupo de cordas irá tocar a composição do colombiano Pedro Sarmiento. Já no terceiro e último, o coro e a orquestra se juntam na apresentação da Missa para coro misto, Cordas e piano.

“É uma composição intensa, que reproduz a estrutura da missa clássica, feita em latim no século XX. É composta por quatro vozes, instrumentos de corda, piano, órgão e tímpano”, descreve o maestro.

De acordo com Janete Andrade, coordenadora de música da Fundação Cultural de Curitiba, esta é uma chance única de prestigiar poetas e compositores brasileiros numa mesma obra.

“Trata-se de uma oportunidade de escutar grandes compositores brasileiros tornando poesias em música. Será um concerto bem diferente dos outros que já apresentamos. Vale a pena conferir”, diz.

Serviço

A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta-se amanhã, às 20h, na Igreja Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa, e no sábado, a partir das 18h30, no Espaço cultural da Capela Santa Maria, na Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro. Maiores informações pelo telefone (41) 3321-2853.