Candim, atração de segunda no Fetacam: Portinari.

Grupos paulistas dão a partida no 4.º Festival de Teatro de Campo Mourão – Fetacam, que começa amanhã, com dez espetáculos de cinco estados. Na solenidade oficial de abertura, às 20h30 no Teatro Municipal, haverá uma apresentação especial com a Cia. Celeste, de São José Rio Preto, com a peça Orpheu O Guardador de Rebanhos. Na segunda-feira, quando inicia a mostra competitiva, entrarão em cena grupos de Osasco e de Catanduva. Também estão representados os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além do Paraná.

A Companhia Azul Celeste promoveu um inusitado encontro entre o poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935) e Alberto Caeiro, um de seus heterônimos mais importantes. O resultado está no espetáculo Orpheu O Guardador de Rebanhos, premiado nos festivais de Florianópolis e Curitiba. Com texto de Fernando Pessoa, a peça é dirigida por Jorge Vermelho, que procura transportar para o palco o trabalho do poeta português sem empobrecê-lo ou desprestigiá-lo, aproveitando o espaço cênico para ampliar sua leitura. Além de Pessoa e Caeira, a peça tem um terceiro personagem, uma tia-avó com quem o poeta morou toda a vida.

O premiado espetáculo infantil Candim, programado para segunda-feira, às 14h, tem texto, direção, pesquisa, concepção, iluminação e interpretação de Carlinhos Rodrigues e Drika Vieira, da AC Produções Artísticas, de Catanduva. Com diálogos poéticos e trilha sonora original, a peça conta a história do pintor brasileiro Cândido Portinari (1903 – 1962).

Santa Roupa de Cada Dia, espetáculo adulto que será apresentado às 20h30 de segunda-feira, é uma comédia da Cia. Homem, de Osasco. A história narra a saga do sofrido povo nordestino, numa pequena cidade fictícia chamada Moxotolândia. Através da lavadeira Dircilene, que sonha ir para a cidade grande em busca de tecnologia, a peça propõe uma reflexão sobre os valores do ser humano.

A mostra competitiva vai até sexta-feira, sempre com dois espetáculos diários, um infantil à tarde e um adulto à noite. A programação se encerra sábado com show do grupo curitibano Terra Sonora.