A Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem) e a Coordenadoria de Ação Cultural (CAC), ambas vinculadas à Secretaria da Cultura, promovem a partir desta quinta-feira, às 20h30, a Mostra Paranaense de Artes Visuais ? Região Noroeste, em Campo Mourão.

O evento que acontece na Estação da Luz Dom Virgílio de Paula, vai reunir 50 trabalhos, em diversas técnicas, de 21 artistas plásticos paranaenses, selecionados pelo júri da Cosem que adotou critérios de contemporaneidade, unidade do conjunto e resolução técnica.

Nesta Mostra foram premiados os artistas mourãoenses Alessandro Costa de Souza – Prêmio Aquisição Governo do Paraná, no valor de R$1 mil – e Juliana Martini – Prêmio Aquisição Secretária da Cultura, no valor de R$ 800. Receberam menções honrosas do júri os artistas Maura Santos e Ondina Regina de Oliveira Fabris.

Essa é a segunda de sete mostras regionais, que serão abertas em vários pontos do Paraná. O objetivo é estimular a arte contemporânea, a criatividade e a produção artística regional. Depois de Paranaguá e Campo Mourão, a Secretaria da Cultura abre, no dia 13 de outubro, a Mostra da Região Centro-Sul, em Castro. Na seqüência, Cambé, dia 21, Guarapuava, dia 4 de novembro, Francisco Beltrão, dia 11, e Maringá, dia 1° de dezembro, realizarão as respectivas aberturas.

As inscrições para as mostras regionais Foz do Iguaçu ? até o dia 13 ? e Maringá ? até o dia 21 de outubro – podem ser feitas nas prefeituras e casas de cultura dos municípios de cada região. Informações na Cosem, pelo telefone (41) 3321 4752 ou pelo e-mail, cosem@pr.gov.br. As exposições são o resultado das oficinas de diversas técnicas artísticas em várias cidades do Estado.