Morreu, aos 67 anos de idade, o cantor sertanejo José Marciano. Ele foi vítima de um infarto em casa e morreu dormindo, em São Caetano do Sul, São Paulo. A morte pegou os fãs de surpresa, uma vez que Marciano não apresentava problemas prévios de saúde.

>> Confira um TOP 10 com as melhores e mais famosas músicas da dupla João Mineiro e Marciano

A equipe do cantor postou uma foto no perfil oficial do artista. Confira na íntegra. “É com imenso pesar que, em nota, confirmamos o falecimento do cantor Marciano, o Inimitável. Em breve, divulgaremos mais informações. Nesse momento, agradecemos o carinho de todos e pedimos orações à família”. A família ainda não divulgou onde serão os velório e o enterro do cantor. Marciano deixa a esposa Alexandra e dois filhos, Marciane e Fabiano.

View this post on Instagram

COMUNICADO OFICIAL ⠀ ⠀ É com imenso pesar que, em nota, confirmamos o falecimento do cantor Marciano, o Inimitável.⠀ Em breve, divulgaremos mais informações. ⠀ ⠀ Nesse momento, agradecemos o carinho de todos e pedimos orações à família. ⠀ ⠀ Equipe Marciano

A post shared by MARCIANO (@marcianoinimitavel) on

O parceiro atual de dupla, Milionário (que também perdeu o seu primeira voz, Zé Rico, faz 4 anos), lamentou a morte de Marciano. “Que dia triste. Perdemos o Marciano, um grande expoente da nossa música sertaneja. Foram tantas histórias e, nos últimos anos, foi o grande parceiro do Milionário nessas estradas da vida. Descanse em paz, grande Marciano. Sua obra jamais será esquecida”.

O “Inimitável”

Filho legítimo da música caipira brasileira, Marciano iniciou a carreira ao lado do amigo João Mineiro desde o final da adolescência e com quem fez dupla por mais de 20 anos. Desde cedo apresentava uma voz de timbre único e potência inspiradora, Marciano foi referência para gerações de cantores e duplas sertanejas que vieram depois dele. Nos anos 1970 e 1980 reinou no segmento romântico com canções que até hoje estão na memória e na boca da maioria dos brasileiros, de sambistas a roqueiros.

“Ainda ontem chorei de saudade”, “Seu amor ainda é tudo”, “Se eu não puder te esquecer”, “Fio de cabelo” (aliás, pouca gente sabe, mas este é um dos maiores sucessos de Chitãozinho e Xororó, mas foi composta por Marciano) e “Aline” (versão da música de mesmo nome do francês Christophe) têm versos e refrões inesquecíveis. As músicas se tornaram hinos do sertanejo pela voz inconfundível de Marciano. Aliás, por suas interpretações, ganhou o apelido de “Inimitável”. Foram 150 composições gravadas por ele ou sucesso na voz de outros artistas.

Em 1993 a parceria com o amigo João Mineiro chegou ao fim e a partir dali, como artista solo, gravou dez discos. Chegou a ser indicado para o Grammy Latino, em 2004, na categoria “Melhor Disco de Música Romântica”, com o CD “Meu ofício é cantar”. Em 2009 entrou na era do DVD gravando “Marciano, o Inimitável”, que contou com a participação de vários parceiros.

Em 2015, após a morte do cantor José Rico, Marciano aceitou participar do projeto Lendas e formar dupla com Milionário. Assim, como Milionário e Marciano, o cantor voltou a participar de grandes turnês em centenas de cidades pelo Brasil. Em 2018 esteve em Curitiba e cantou no Teatro Guaíra para uma plateia lotada. Por 3 ou 4 vezes recorreu ao playback, nas canções que exigiam mais da voz, desgastada pelo tempo.

Com a morte de Marciano, refaz-se no céu a parceria com o amigo João Mineiro, que também morreu, mas em 2012. O “line-up” deste show recebem também em 2019 o cantor Pedro Bento, parceiro do Zé da Estrada, que morreu no último dia 4 deste mês.

Famosos lamentam morte de Marciano

Rio Negro, da dupla com Solimões – “Ainda ontem chorei de saudade!! Mas convenhamos a vida nos faz tão pequenos!! Vamos continuar como sempre cantando suas músicas, obrigado”.

Daniel – “Uma das vozes mais marcantes do nosso cenário! Lá se vai mais uma de minhas grandes referências musicais e não tenho dúvidas, de uma grande maioria da nossa família sertaneja que hoje sofre com a sua ausência!! Só nos resta agradecer todo o legado que você nos deixa!!! O repertório de João Mineiro e @marcianoinimitavel vai continuar sendo o nosso repertório! Eterno em nossos corações!!! Saudades meu amigo!”.

Di Paullo e Paulino – “Nosso Sentimento a toda Família, Amigos e especialmente aos Fãs em todo Brasil e o Mundo, muita PAZ E LUZ ao ÍDOLO MARCIANO, uma História e uma Lenda da Música Brasileira”.

Leo Canhoto e Robertinho – “Grande lenda do nosso meio sertanejo. Descanse em paz, amigo! Nossos sentimentos a todos os familiares. Vai deixar muita saudade!”.

TOP 10 João Mineiro e Marciano, em homenagem ao ‘Inimitável’, que morreu hoje

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!