Muito mais que um apanhado da carreira do cantor, compositor e escritor curitibano Carlos Machado, o DVD Longe e outras canções é um manifesto de sobrevivência. Lançado em agosto deste ano, o show foi agravado no dia 08 do mesmo mês de 2012 e “coincidiu” com a publicação do livro Poeira fria.

Abandonando completamente a roupagem heavy metal de seu trabalho com a banda Sad Theory que, segundo Machado, era motivo de chacotas por preferir leite ao álcool, o cantor esbraveja a dor da perda em canções pontiagudas como “Devolva”, “O Peso da mágoa”, “Amor pra mim” e “Sem mais”.

Contemplando toda a sua carreira solo – que começou com Tendéu (2009), Samba portátil (2010) e Longe (2012) -, o DVD é uma amostra perfeita das parcerias de Carlos Machado com o poeta Fernando Koproski e com os dramaturgos-escritores- cantores-compositores Alexandre França e Luiz Felipe Leprevost. Por sinal, a participação destes amigos foi um dos pontos altos da apresentação.

Íntimo

Gravado no Guairinha, não era de esperar outra coisa senão um show intimista, que colocasse o cantor ao lado do público, como se cantasse em uma roda com amigos. A sintonia entre Machado e sua banda – composta por Flávio Lira (baixo acústico), Ronaldo Jr. (teclado) e Alysson Irala (guitarra) – foi também uma característica ímpar. Na verdade, de longe, o DVD só tem o nome, afinal, Machado parecia sentado ao lado de cada um que ajudou a lotar o teatro.