Sob a regência do maestro Carlos Moreno, a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta neste final de semana obras de grandes nomes da música erudita. A apresentação será na 1º Igreja Evangélica do Cristianismo Decidido na sexta-feira (25/11), às 20 horas, e no sábado (26/11), às 18h30, no Teatro do Museu Oscar Niemeyer.

O regente Carlos Moreno é maestro titular e diretor da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (USP), que completou neste mês de novembro 30 anos. No ano de 1998 participou do V Concurso Latino Americano para regentes de Orquestra, promovido pela Orquestra Sinfônica da USP, tendo conquistado o primeiro lugar, até então não concedido a um brasileiro. Também recebeu, em 2003, o Prêmio Carlos Gomes na categoria revelação. Carlos Moreno vem atuando de maneira expressiva junto ao cenário musical brasileiro, no qual tem sua importância dirigida ao repertorio erudito internacional e nacional e em diversos projetos educacionais através da linguagem musical.

Para essa apresentação o repertório vai ser dividido em duas partes. A primeira é de compositores nacionalistas, sendo eles Ernani Aguiar, Ernest Mahle e Cesar Guerra Peixe e a segunda de música sacra com César Franck e Camargo Guarnieri. "Metade da apresentação mostra o nacionalismo voltado para o folclore do nordeste e também alguns temas afro-brasileiro. É uma mistura rítmica e vibrante de melodias que o público vai se identificar. Já a segunda parte faz bem para a alma pois a mensagem é de esperança e amor ao próximo", diz Carlos Moreno. "Quem quiser ter uma noção dos textos cantados em latim e francês pode consultar os salmos número dois e 150 na bíblia".

O que também é atração nesse evento são os grandes nomes da música erudita. "Nessa apresentação teremos composições de músicos que escreveram de maneira surpreendente obras para a formação de cordas. O Ernani Aguiar, por exemplo, é um dos maiores compositores vivos da atualidade e Ernest Mahle foi um dos maiores descobridores da música brasileira baseado no folclore", diz Carlos Moreno.

Pela primeira vez à frente da Camerata Antiqua de Curitiba o maestro, que de 1984 a 1995 foi aluno nas Oficinas de Música de Curitiba, sente-se grato por essa oportunidade. "Sempre procurei freqüentar todas as oficinas, pois muito do meu aprendizado devo a ela. Na Camerata encontrei amigos daquela época", diz. "A alegria, qualidade e satisfação deste trabalho, pode se dizer que, iniciamos as apresentações para a época de festividades".

Serviço
Camerata Antiqua de Curitiba
Regência: Carlos Moreno
Data: 25 de novembro, sexta-feira
Horário: 20h
Local: 1º Igreja Evangélica do Cristianismo Decidido. Rua Barão de Antonina, 19
Reapresentação no dia 26 de novembro, às 18h30, no Teatro do Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes 999 ? Centro Cívico.
Entrada: R$ 5,00 e R$ 2,50.
Duração aproximada: 50 minutos
Informações: 3321-2841