O espetáculo Castanha Sua Cor é uma maneira poética e abstrata escolhida pelo Grupo Grial de Dança para adentrar no subterrâneo da cultura brasileira. Esse subterrâneo que nos leva aos tempos remotos, possibilitando reencontros com nossos mitos atuais, possibilitando uma compreensão da nossa personalidade e da nossa visão de mundo.

Nesta peça coreográfica, o Grial apresenta uma bailarina de formação erudita e um dos mais antigos brincantes de Pernambuco, permeando elementos da tradição popular e da contemporaneidade, com vigor e sutileza necessária para tratar do olhar que temos de nós brasileiros e os vários países contidos num mesmo Brasil. Uma pesquisa onde o corpo se torna dramaturgia de romances populares, antigas loas e canções, tradição corporal apresentada como linguagem, memória já quase soterrada pelo tempo.

Fundado em 1997 pelo escritor Ariano Suassuna, o Grupo Grial de Dança é hoje dirigido e coreografado pela bailarina Maria Paula Costa Rego. Com mais de 10 anos de estrada, o grupo produz espetáculos singulares, pois seu corpo dançante é composto por brincantes da tradição popular e bailarinos de formação erudita. Esta mistura permite criar uma linguagem contemporânea de dança com os contrastes típicos e marcantes da cultura brasileira.

O Grupo estreou nos palcos em 1997 com A Demanda do Graal Dançado que foi lançado nacionalmente pelo canal Multishow. Nos dois anos seguintes criou o Auto do Estudante que se Vendeu ao Diabo e participou do Festival 11, em Paris. O espetáculo Uma Mulher Vestida de Sol – Romeu e Julieta foi premiado em 2002 pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, com o Projeto Encena Brasil.

Em 2005 inicia a criação da trilogia A Parte que nos Cabe com Brincadeira de Mulato. Em 2006, apresenta a segunda parte da trilogia Ilha Brasil-Vertigem vencedora do prêmio Klauss Vianna da FUNARTE e do Prêmio Especial no Janeiro de Grandes Espetáculos. No ano seguinte, 2007, finaliza com Castanha Sua Cor.

Serviço:
De 14/08 a 16/08/2009 – Sexta e sábado, às 21h; Domingo, às 19h
Preço(s): R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
Onde comprar: No local
Teatro da Caixa
Espaço Caixa Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 280
Centro – Curitiba
Telefone: 2118-5232