O Grupo Teatral Café com Arte, de Ribeirão Claro, estréia nesta quarta-feira (25), em Curitiba, onde se apresenta no Centro Cultural Teatro Guairá, para um seleto público paranaense. Os atores amadores, todos do Norte Pioneiro do Paraná, sobem ao palco pela primeira vez. O grupo fez uma pré-estréia no Sindicato Rural de Ribeirão Claro, na noite de domingo, para um público formado apenas por parentes dos atores.

O grupo vai apresentar a peça ?Ah, Se Fosse Assim?, de Maria Lea Fragate. O enredo enfatiza a força que as pessoas possuem quando lutam em grupo, quando agem com união. ?Ah, se fosse assim o nosso Brasil, com políticos honestos, com mão de obra remunerada e um grupo de colhedores de café cheio de ideais. O país desse grupo de pessoas é patrocinador da Educação e Cultura e tudo funciona?, comenta a autora, acrescentando que ?assim seria o Brasil de nossos sonhos?.

A Cia. de Teatro Café com Arte traz o aroma e a beleza da época dos cafezais em flor, com história e melodia do ouro vermelho da época dos barões do café. ?O enredo nos leva a um questionamento sobre os sonhos dos trabalhadores brasileiros: utopia ou esperança? A peça tenta trazer a resposta?, observa Fragate.

Ah, Se Fosse Assim tem no elenco os atores Narda Helena Jorosky (Geraldete), Pedro José Freitas Ziroldo (Paulão), Deivid Denner Ângelo (Francesco), Cristina Raquel dos Santos (Valentina), Amanda Farias (Gracy Kelly), Wilson César Pereira Filho (Alfredo), Daniela Cristina Ribeiro (Sandra) e Ana Paula Costa de Freitas (Maria das Dores). O figurino é de Christine Conde, o cenário de Maria Lea Fragate e Christine Conde e o violeiro é Reginaldo Martins Arruda. A direção é de Maria Lea Fragate.
PARANIZAÇÃO:

O 2º Encontro de Ações de Oficinas Continuadas do Programa Paranização contará com apresentações até sábado (28), no Auditório Glauco Flores de Sá Britto (Mini), do Centro Cultural Teatro Guairá.

Participam do evento 25 municípios e as apresentações acontecem nos auditórios do CCTG e na Praça Santos Andrade, com entrada gratuita. O encontro reúne 178 atores e 14 oficineiros que terão os trabalhos avaliados por três jurados: Edson Bueno (direção), Bia Reiner (interpretação) e Carlos Kur (técnica). Serão três apresentações por dia que serão debatidas na manhã seguinte às apresentações, na sala 216 do CCTG. Do Norte Pioneiro, além de Ribeirão Claro, participa também o grupo Siqueira em Cena, de Siqueira Campos, que encenou a peça teatral ?Clarisse?, no início desta semana.