Filmes brasileiros irão tomar conta das telas de cinema de Paris. Entre os próximos dias 7 e 27, a cidade luz será sede da décima edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que desde 1998 é promovido pela Associação Cultural Jangada. No ano passado, o evento reuniu 7,2 mil pessoas. Para este ano, são esperados cerca de 10 mil espectadores.

Em seu aniversário de dez anos, o festival irá apresentar 44 filmes em três salas de cinema de Paris: L?Arlequin, Action Christine e Le Latina. A primeira irá exibir filmes que se destacaram em 2007 e da mostra competitiva, que terá longas avaliados por um júri de personalidades do cinema francês. A segunda, irá mostrar grandes clássicos do cinema nacional. Já na terceira, serão apresentados documentários, como Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho.

?Paris é a capital do cinema. Muitos franceses, ao participarem do festival, se dão conta de que o Brasil também é capaz de produzir filmes de qualidade. Ao longo dos dez últimos anos, o festival conseguiu cativar um público fiel em Paris. São pessoas que vêem alguns filmes, gostam e no ano seguinte voltam para ver mais?, diz a presidente da Associação Cultural Jangada, Kátia Adler, que é do Rio de Janeiro.

Com custo de cerca de 150 mil euros, o festival conta com diversos patrocinadores e apoiadores, entre eles Ministério da Cultura, Embaixada do Brasil e Prefeitura de Paris. O evento também serve para que alguns filmes possam ser vendidos e comecem a ser distribuídos em salas de cinema de outros países estrangeiros. ?Em média, a cada ano, conseguimos vender um ou dois filmes. São obras que não conseguiriam ser lançadas fora do Brasil se não fosse o festival.?

Como programação paralela, o festival irá contar com uma mesa-redonda sobre a revolução social, cultural e política desencadeada em maio de 1968 na França; e uma exposição fotográfica, denominada Dez Anos de Imagem, que irá mostrar a participação de grandes personalidades brasileiras no evento de Paris, como Fernanda Montenegro, José Wilker, Elza Soares, ?Seo? Jorge, entre outras. No dia 14 de maio, na casa La Cigalle, será realizado um show com artistas brasileiros, como Mart?Nália, Luiz Melodia, Pedro Luís, Hamilton de Hollanda e Roberta Sá.

Mais informações sobre o festival podem ser obtidas no endereço http://www.jangada.org.