Os veranistas e moradoresdo litoral paranaense têm mais opções de lazer e cultura durante os meses de janeiro e fevereiro. A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) lançaram anteontem o projeto Cinema e Teatro na Areia em Antonina e Morretes, duas das seis cidades litorâneas do Paraná. ?A idéia é discutir as questões ambientais aproveitando o espaço cultural durante a temporada de verão, oferecendo qualidade de vida e consciência ambiental?, disse o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida.

O projeto que atende ainda as cidades de Matinhos, Caiobá, Guaratuba, Shangrilá vai levar informações sobre a importância da preservação ambiental  através de filmes e peças teatrais apresentadas na areia das praias e pontos turísticos das cidades litorâneas. O IPA montou um itinerário de peças e filmes que serão apresentados a cada semana em todos os balneários paranaenses.

A divulgação está sendo feita sem qualquer distribuição de papel ou folder. ?Estamos evitando tudo que possa virar lixo e poluir o nosso litoral. A divulgação está sendo feita de casa em casa pelos performáticos – atores do projeto Fera da Secretaria de Educação?, disse o presidente do IAP, Rasca Rodrigues. Segundo ele, os performáticos usam roupas relacionadas às peças e filmes que serão exibidos e convidam a população a participar dos eventos.

Hoje o teatro será apresentado em Matinhos e o cinema, em Shangrilá. A grade de programação está sendo fechada pela coordenação do projeto e será divulgada ainda esta semana.