Divulgação
Hiroshima, mon amour é um dos filmes que integram a mostra

A Mostra de Cinema Alain Resnais acontece na Cinemateca de Curitiba de 11 a 16 de julho, com exibição dos principais clássicos do famoso cineasta francês, como Hiroshima, meu amor (1959), O Ano passado em Marienbad (1961) e Noite e Neblina (1955).

A exibição dos filmes contempla as comemorações do ano da França no Brasil e, também, os 50 anos da Nouvelle Vague. No dia de abertura da mostra, 11 de julho, a jornalista e historiadora Viviane Ribeiro fará uma explanação sobre o tema, contextualizando os filmes dentro da corrente da nouvelle vague.

Os filmes que poderão ser vistos durante a mostra abordam diferentes temas, que giram em torno de mecanismos psicológicos, da questão do livre-arbítrio, dos horrores dos campos de concentração nazistas, da memória pessoal, entre outros.

A paixão de Resnais pela literatura e a revolução na forma de filmar, além da prática do conceito de cinema de autor, fazem com que o diretor seja considerado um dos integrantes da corrente da Nouvelle Vague francesa.