O Colégio Cajuru, que marcou a história de Curitiba, e a Congregação das Irmãs de São José de Chambery, que fundaram colégios e auxiliaram na administração de orfanatos e hospitais no Estado, são o tema do programa ?Nossa História? deste sábado (18), transmitido às 18h ao vivo, pela Rádio Educativa AM 630.

O irmão Estevão Muller, que escreveu livro sobre o assunto, a irmã Zélia Kobacheski e a ex-aluna Olga Gioppo contarão histórias das Irmãs de São José, da Congregação que data de 1650, fundada pelo bispo francês de PUy, Monsenhor Henri de Maupas e o jesuíta Padre Médaille, e das atividades assistenciais e educacionais.

As atividades da Congregação estão ligadas às Santas Casas de Curitiba (1896 – Madre Marie Joseph e irmãs) e Paranaguá (1897- Madre Euphrasie e irmãs), ao Hospital Nossa Senhora da Luz (1903 – Madre Marie Lucie e irmãs), asilos São Luiz em Curitiba (1919 – Madre Marie des Anges) e São Vicente na Lapa (1906 -Madre Calixte e irmã Inês), e diversos hospitais, colégios e fundações.

Os hinos cantados nos colégios também serão lembrados. A produção e apresentação são de Zélia Sell e Guilherme Nascimento. Sugestões para Caixa Postal 25 – Cep 80.011-970 – Curitiba ou pelo e-mail nossahistoriaam630@hotmail.com. O programa pode ser ouvido pela internet na página www.nossahistoriaam630.cjb.net.