Começa na próxima quarta-feira, dia 17, o 3º Putz ? Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, iniciativa que procura incentivar a produção audiovisual universitária no Brasil. O evento acontece até sábado na Cinemateca e a cerimônia de premiação será realizada no Curitiba Master Hall na sexta-feira.

Seguindo o modelo das edições anteriores, o 3º Putz terá, além da exibição dos vídeos selecionados, palestras com profissionais que atuam na área cinematográfica e da produção independente para conversar com os universitários de Curitiba.

Para começar de forma mais do que especial, o Putz traz para Curitiba Cláudio Assis, diretor do premiado ?Amarelo Manga?, para falar sobre cinema independente no Brasil. Logo depois é a vez do produtor argentino Pepe Salvia, que vem ao Brasil especialmente a convite do festival para fazer um panorama sobre a realidade da produção cinematográfica independente em seu país.

Na quinta-feira, quem estará na Cinemateca é o presidente da Trama ? gravadora responsável pelo projeto Trama Universitário ? e a banda pernambucana Mombojó. A primeira palestra terá como foco os rumos da indústria de entretenimento e a importância da internet nesse mercado. Já os integrantes da Mombojó vão falar sobre auto-publicação e sobre sua experiência na música independente.

O penúltimo dia do festival vai contar com a presença de Lucila Meirelles, documentarista que além de realizar diversas videocrônicas para a TV Cultura, produz documentários que já foram premiados em festivais pelo Brasil e exibidos em mostras internacionais. Logo após a palestra, acontece no Curitiba Master Hall a cerimônia de premiação das melhores produções inscritas no 3º Putz. A cerimônia faz parte da festa do Trama
Universitário, que terá também as apresentações das bandas Cordel do Fogo Encantado e Mombojó.

No sábado, fechando o 3º Putz, serão exibidos a partir das 15h30 os vídeos premiados na noite anterior. Em seguida, o palestrante Guto Pasko vai falar sobre leis de incentivo e formatação de projetos para editais. Para finalizar, o Putz vai fazer uma mostra com as produções realizadas pelos palestrantes do festival.