Julho é o mês do bel canto em Curitiba. Como já é tradição, a Embap Escola de Música e Belas Artes do Paraná realiza seu encontro de cantores. De todos os cantos do Brasil e do exterior os músicos que têm o próprio corpo como instrumento vêm encontrar-se na capital do Paraná. Alguns reencontrar-se. A escola formada pela ?gran diva? do canto lírico, Neyde Thomas, a partir da Embap espalhou-se mundo afora. São cantores por toda Europa, Estados Unidos, América Latina e Brasil cantando nos principais teatros, como o Scalla di Milão.

Os alunos, muitos já profissionais, aproveitam o encontro para aperfeiçoar sua técnica e mostrar à cidade, o êxito de suas carreiras.

São nove dias de cursos, master class e concertos. Para o coordenador de extensão da Embap, professor Daniel Binotto, ?chama a atenção a movimentação dos cantores que, apesar de seus compromissos, conseguem vir para Curitiba reencontrar Neyde Thomas. E neste reencontro parece que a química fica mais forte entre os cantores, e os concertos são incríveis?.

O convidado especial deste ano é o maestro Andréa di Mele, convidado pela Fondazione Itália que ministrará master class para a interpretação da ópera.

O encontro conta também com a participação dos professores Neyde Thomas, Rio Novello, e a argentina Rina Baffa, com cursos em técnica vocal e interpretação da ópera e música de Câmera. Joaquim do Espirito Santo, Franco Bueno e Luiz Nicolazzi, com cursos em preparação e repertório, e Marta Bonatto, expressão corporal e teatro.

Dois grandes momentos esperam o público curitibano: os concertos de gala de abertura e encerramento. O primeiro, hoje, às 18h, na Sociedade Garibaldi, com grandes árias de óperas de compositores como Mozart, Verdi e Puccini. O concerto de gala de encerramento do VI Encontro de cantores de Curitiba acontece dia 15, também às 18h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Além das galas ainda acontecem recitais no Auditório Bento Mossurunga da Escola de Música de Belas Artes do Paraná e no Espaço Cultural Dante Alighieri, com Valsas Vienenses Operettas, Música Brasileira, Ibero-Americana e o lançamento de novos talentos.

Serviço

Concerto de Abertura do VI Encontro de Cantores de Curitiba, hoje, às 18h, na Sociedade Garibaldi – Praça. Garibaldi, 12. Alto São Francisco. Curitiba.

Informações: Coordenadoria de Extensão da Embap (41) 3026-0029, ramal 30. Entrada franca.