Celebrar a obra de um renomado artista e ao mesmo tempo, proporcionar ao público uma surpreendente experiência. É com este intuito que a Companhia Brasileira de Teatro apresenta a leitura dramática do texto Descartes com Lentes, escrito por Paulo Leminski.

No texto, Leminski imagina uma hipotética vinda do filósofo francês René Descartes ao Brasil, a convite do conde Maurício de Nassau. Junto com sua comitiva, repleta de cientistas, naturalistas, desenhistas e pintores, Descartes tenta desvendar e descrever as excentricidades e belezas do país tropical, ou seja, procura filosofar sobre o Brasil e o modo de vida do seu povo. Escrito no final da década de 1960, o texto é considerado o embrião gerador de Catatau, a obra mítica do poeta curitibano.

O exercício cênico será interpretado pela atriz Nadja Naira e terá a direção de Márcio Abreu, diretor artístico e um dos criadores da Companhia. Após a apresentação, o estudioso da obra de Leminski, Ivan Justen, fará a mediação de um debate público sobre o texto.

Este exercício cênico faz parte de uma série de estudos que vem sendo realizados desde agosto de 2008, acerca da obra do poeta curitibano, e que fazem parte do projeto VIDA, que é patrocinado pela Petrobrás. Isto porque um dos grandes objetivos da Companhia Brasileira de Teatro é produzir, no início de 2010, um espetáculo inédito, a partir da obra de Leminski. O evento servirá também como uma homenagem, já que no dia da leitura dramática, o poeta estaria completando 65 anos.

A Companhia Brasileira de Teatro foi criada na cidade de Curitiba em 1999 pelo ator, dramaturgo e diretor Márcio Abreu. Desde o início das atividades, a intenção foi criar um espaço para a pesquisa, a criação e a produção teatral.

Serviço:
Companhia Brasileira de Teatro
Rua José Bonifácio, 135
Centro – Curitiba
Telefone:(41) 3223-7996
24/08/2009 – Segunda, às 20h
Preço: GRÁTIS