Neste fim de semana, a Camerata Antiqua de Curitiba, grupo da Prefeitura Municipal, apresenta um programa em homenagem ao Dia de Finados, celebrado no dia 2. Sob a regência de Ernani Aguiar, será executada a obra Responsórios Fúnebres, do compositor José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830). O concerto integra a temporada 2008 da Camerata Antiqua, patrocinada pela Volvo, e tem apresentações às 20h de sexta-feira (31), na Igreja Bom Jesus, e às 18h30 de sábado (1), na Capela Santa Maria – Espaço Cultural.

A peça musical escolhida para a ocasião compõe o Catálogo de Obras do Padre Mestre José Maurício, organizado pela musicóloga Cleofe Person de Mattos. Só há um manuscrito da obra, que está no arquivo da bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos, de São João Del Rei (MG), sem registro sobre a data da composição. Entretanto, suas características permitem considerar como sendo possível ser essa a última série criada pelo mestre José Maurício.

O maestro Ernani Aguiar ressalta que, depois de 150 anos, será a segunda vez que a obra será apresentada. Anteriormente, em 2007, foi levada nas cidades mineiras de Ouro Preto e São João Del Rei, com a Orquestra de Ouro Preto e o Coral Contraponto, também sob sua regência. Segundo o maestro, “trata-se de um dos momentos de grande inspiração de José Maurício, procurando na retórica musical reproduzir o drama do texto”.

O organista e compositor José Maurício Nunes Garcia nasceu e sempre viveu no Rio de Janeiro, sendo considerado um dos músicos mais importantes do período colonial. Filho de um português com uma escrava, desde muito cedo manifestou invulgar talento para a música, mas sua educação nessa arte parece ter sido inteiramente a de um autodidata.

Ordenado padre em 1792, José Maurício tornou-se mestre-de-capela da Catedral do Rio de Janeiro, em 1798. Sua reputação como organista espalhou-se pela Europa, além de sua lendária primeira performance no Brasil do Réquiem de Mozart, em 1819. Autor de vários motetos, missas, réquiens, matinas e obras orquestrais, a maioria de sua produção consiste em música sacra, completada por trabalhos não ligados a ordem religiosa, incluindo uma ópera.

Serviço

Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Ernani Aguiar, dentro da temporada 2008 de concertos, patrocinada pela Volvo.

Data: 31 de outubro de 2008 (sexta-feira), às 20h

Local: Igreja Bom Jesus (Praça Rui Barbosa, s/n – Centro)

Entrada franca

Data: 1º de novembro de 2008 (sábado), às 18h30

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Ingressos: R$ 10 (ou R$ 5 mais um quilo de alimento não-perecível)