A Prefeitura de Londrina, por meio do programa Rede Alegria da Secretaria de Cultura, realiza o show da banda Surface, na programação do projeto “Sexta na Concha” nesta sexta-feira (29). A apresentação do grupo de rock londrinense será realizada às 18h, na Concha Acústica, no centro da cidade. Conforme o baterista do Surface, conhecido como Cientista pela cena do rock em Londrina, é a primeira vez que o grupo toca no espaço. “Estamos bem animados para o show. Esperamos um público grande”, ressaltou.

O Surface foi formado em 1997 e tem influências de bandas do cenário punk/rock e hardcore nacional e internacional. Com 12 anos de existência, a banda já lançou três CDs e participa há alguns anos, de várias compilações feitas tanto no Brasil quanto em países como Argentina, França e Rússia.

Cientista destacou que o trabalho desenvolvido pelo grupo resultou em uma indicação ao Prêmio Toddy de Música Independente. “O Surface foi indicado na categoria melhor Álbum Punk-Hardcore e ficou entre os melhores lançamentos de 2005 e 2006 em seu segmento para o prêmio”, enfatizou.

O diferencial do grupo é a conciliação do som pesado com a melodia dos vocais femininos. A banda é composta por Mariany (vocal); Buh (baixo); Bruno (guitarra); Miguel (guitarra); e Cientista (bateria). O baterista afirmou que os interessados podem ouvir um pouco do Surface pelo site www.myspace.com/surfacerock.

“Sábado no Calçadão”
       
Neste sábado (30), ocorre no calçadão, a partir das 10h30, a apresentação do grupo londrinense Terra Celta. A apresentação integra o projeto “Sábado no Calçadão”, também da Rede Alegria da Secretaria de Cultura. De acordo com a produtora da banda, Suzana Proença, é a primeira vez que o grupo participa de um projeto municipal. “Esperamos atingir um público que ainda não conhece o nosso som”, afirmou.

O Terra Celta é um grupo que pesquisa músicas tradicionais e culturais de outros países, como Escócia, Irlanda e País de Gales. Todo o desenvolvimento musical é realizado em torno de um povo: os Celtas. Suzana explicou que com a fusão deste tipo de música com a sonoridade brasileira, o grupo consegue criar um estilo diferenciado e próprio. “Conseguimos manter a essência da música celta utilizando arranjos inusitados e criar composições próprias e letras em português, construindo uma interação divertida com o público”, salientou.

O grupo tem três anos de estrada e é formado pelos músicos Alexandre Garcia (acordeom e teclados); Bruno Guimarães (baixo); Edgar Nakandakari (banjo, mandolin e flauta); Eduardo Brancalion (guitarra e violão); Elcio Oliveira (vocal, violino e gaita de fole) e Luiz Fernando Sardo (bateria e percussão). Os músicos sobem ao palco devidamente caracterizados com roupas medievais.

A produtora informou que a apresentação faz parte da divulgação do primeiro CD da banda, intitulado “No Sintoma”, lançado em agosto do ano passado. “Ele estará a venda no calçadão, junto com camisetas e outros itens do Terra Celta”, disse. Mais informações sobre o grupo londrinense no site www.myspace.com/terracelta.