Você já ouviu falar na série Zumbis em Brasília? Sim, ela existe e, ainda bem, é hilária. No meio de tanto ódio propagado nas redes sociais em época de eleições, uma série de vídeos publicados no Youtube e Facebook arranca gargalhadas de quem tem coragem de acompanhar a saga dos candidatos à presidência do Brasil em suas caminhadas rumo à Brasília.

Jair Bolsonaro (PSL), Fenando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (Psol), Henrique Meireles (MDB), Cabo Daciolo (Patriota) e outras figuras políticas são as estrelas do desenho. Todos com suas frases típicas, características físicas e histórico de polêmicas enfrentam diversas aventuras no meio de um apocalipse zumbi.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

O criador da série é o analista de sistemas André Guedes, que não é cartunista de profissão, mas se encantou com a arte. O artista diz que faz freelances de ilustração desde 2008. Já contribuiu com animações (com foco no esporte) para o GloboEsporte.com, para a TV Globo, para Botafogo e Flamengo.

“A ideia vem de uma série similar que desenvolvi em 2013, mas o apocalipse zumbi era com personalidades do futebol. Alcancei relativo sucesso com a garotada, e esse ano resolvi adaptar a ideia para a corrida eleitoral. Não esperava a repercussão, me pegou de surpresa”, disse à Tribuna do Paraná.

É o próprio André quem faz todas as vozes e escreve os textos, todos recheados de boas tiradas cômicas e também um pouquinho de crítica política. O primeiro vídeo foi lançado no começo do mês e já atingiu quase 3,2 milhões de visualizações no Youtube. Somando os três videos lançados até agora em seu canal, já são quase 10 milhões de pessoas que já acompanharam a saga.

O sucesso se observa na quantidade de vezes que o vídeo chegou até as pessoas, seja pelo Facebook, seja pelo WhatsApp. “Estou lançando um vídeo toda sexta-feira até a véspera das eleições, quando pretendo encerrar a saga”, disse. Os vídeos tiveram várias participações especiais, como o presidente Michel Temer, Gleisi Hoffmann, Lula, Maria do Rosário e Jean Willys.

Apesar das críticas e brincadeiras, André Guedes diz que nenhum dos “homenageados” reclamou. “Até agora não soube de ninguém que tenha reclamado, embora tenha visto que os bordões são usados por algumas pessoas ligadas aos candidatos”, disse, orgulhoso.

ALERTA DE SPOILER – ALERTA DE SPOILER – ALERTA DE SPOILER

Com exclusividade para a Tribuna do Paraná, André deu dois spoilers dos próximos episódios. Os fãs da série vão conhecer a TV Bolchevique no episódio dessa sexta-feira e na semana que vem o representante do Paraná na campanha, o senador Álvaro Dias, deve ter uma participação também.

Episódio 0 – Piloto

 

Episódio I

Episódio II

Episódio III