Nesta quarta-feira, o escritor do livro Angus volume III, Orlando Paes Filho, estará em Curitiba para conversar com leitores e interessados na saga do herói escocês Angus MacLachlan. O terceiro volume de uma série de sete livros que contam a história das Cruzadas foi lançado em junho, em todo o país. Paes Filho ficou famoso com as obras O primeiro guerreiro, O guerreiro de Deus e As Cruzadas.

O escritor passou 20 anos de sua vida pesquisando sobre as Cruzadas. Sua mais nova obra mostra os problemas que o clã escocês tem com os reis, que são egoístas e só pensam em escravizar. Angus volume III trata do ataque à nobreza “virtuosa” da Idade Média, o que não deixa de ser uma situação muito parecida com a dos dias de hoje. “É quase que uma cutucada aos poderosos atuais, que ao invés de aprenderem com a situação se unem ainda mais com regras contundentes, cujo auge é excluir a empatia”, comenta.

Paes Filho começou sua pesquisa sobre as Cruzadas aos 14 anos de idade. Começou a escrever em 1976, mas seu primeiro livro só foi publicado em 2003. Angus MacLachlan é um herói fictício, criado por ele. Ao ver seu clã destruído, percebe aflorar o seu espírito guerreiro, que já faz parte de sua descendência. Com isso, ele se mostra como um cavaleiro implacável, e começa a causar medo em seus adversários.

Toda a pesquisa do autor dos livros foi realizada no Brasil, e hoje o autor tem um acervo de três mil livros sobre o tema. O quarto volume da série está sendo preparado, e deve ser lançado em fevereiro do ano que vem.

Os outros dois volumes da série deram início à história que é sucesso em todo o Brasil, e também no exterior. Tanto que a Disney já convidou Paes Filho para participar de uma produção cinematográfica. Porém, ele recusou. Algumas escolas do País utilizam os livros para aprendizado.

Os livros de Paes Filho são sucesso na Ásia, na Europa e em toda a América Latina. O primeiro começa contando a saga do clã, que no início é pagão. Depois ele se converte ao cristianismo, chegam às Cruzadas (Volume II) e, no III, segue a saga com os reis.

Serviço

Orlando Paes Filho lança Angus volume III.
Nesta quarta-feira, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2775, Centro). Entrada franca.