Pelo décimo sexto ano consecutivo o Centro Espanhol do Paraná participa do Festival Folclórico e de Etnias, que acontece de 3 a 15 de julho, no auditório do Teatro Guaíra. Este ano, o grupo apresenta o espetáculo Alhambra, no dia 9 de julho (segunda-feira), no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto. São mais de 100 integrantes envolvidos diretamente na apresentação, entre espanhóis, descendentes e simpatizantes que levam ao público um pouco da história, as tradições e atualidades sobre a cultura espanhola. Uma das principais características é apresentar um espetáculo profissional feito por amadores e apaixonados pela tradição e cultura espanhola.

Este ano o grupo representará a conquista da cidade de Granada em 1492, pelos reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragon. ?Vamos encenar na abertura a época em que o rei Muhammad XII, conhecido pelos cristãos como Boabdil, pertencente à dinastia nazarí, se rende e entrega as chaves da cidade?, explica a vice-presidente do Centro Espanhol do Paraná, Blanca Hernando Barco. Além da encenação inicial na abertura, apresentada em dois idiomas (português e espanhol), os bailarinos estão preparando danças das regiões de Andalucia e Aragón, todas representando o mais puro folclore espanhol. Para representar a região de Aragon, ao norte da Espanha, com suas típicas jotas aragonesas o grupo preparou a coreografia chamada Jota de Los Molinos, que conta um pouco da tristeza e saudade dos homens que precisavam deixar suas esposas e namoradas e irem para a colheita.

Serviço

Festival Folclórico e de Etnias, apresentação do Centro Espanhol do Paraná, dia 9 de julho (segunda-feira). Horário: 20h30. Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Teatro Guaíra). Ingressos: à venda no Centro Espanhol do Paraná (Rua Cyro Vellozo, 2 – Prado Velho) e na bilheteria do teatro. Informações: (41) 3332-6400.