Curitiba é a cidade-sede da assembléia do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura que acontece nesta quinta-feira (09), no Hotel Bourbon. A anfitriã do evento, a secretária da Cultura do Paraná, Vera Mussi Augusto – que também é presidente do Fórum – adianta que na pauta de discussões está a elaboração de um documento aos candidatos à Presidência da República sobre a situação nacional da cultura.

Para receber os secretários da Cultura – 17 já tinham confirmado presença até  segunda-feira – a secretária Vera Mussi está preparando uma programação cultural de alto nível com músicos e artistas paranaenses. "É importante que os nossos convidados do país inteiro conheçam um pouco do que o Paraná tem de melhor", comentou.

Este primeiro encontro do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura em 2006 terá uma programação intensa. Além do documento contendo as sugestões na área da cultura para os candidatos à Presidência da República, os secretários discutirão temas da Conferência Nacional de Cultura, realizada dezembro de 2005, em Brasília, e ainda assuntos de natureza interna do Fórum como a segunda edição da revista Cultura Dá Certo e a criação do site nacional, onde cada um dos estados brasileiros terá espaço próprio. Ainda na quinta-feira, acontece um almoço no Palácio Iguaçu com a presença do governador Roberto Requião.

Na sexta-feira (10), último dia do encontro, os secretários e dirigentes nacionais da cultura seguem para Morretes onde vão conhecer de perto o projeto de tombamento da Serra do Mar, como patrimônio histórico paranaense e, ainda indicarão os representantes para o Conselho Fiscal do Fórum Nacional. À noite haverá um jantar no Hotel Bourbon com a presença de lideranças políticas e culturais do Paraná.