Mais uma boa opção para a criançada surge no calendário paranaense neste ano. Durante oito meses, de abril a dezembro, Curitiba será palco para o “Brinque – Festival de Teatro Infantil”. Com realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Montenegro Produções Cultural e com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, a primeira edição da mostra contempla oito peças de leituras já consagradas, de companhias paranaenses com reconhecimento nacional, como a Pé No Palco, com direção de Fátima Ortiz, e a Cia do Abração, que tem à frente Fabiana Ferreira e Letícia Guimarães.

A estreia acontece nos dias 13 e 14 de abril com o espetáculo “Clarice Matou Os Peixes”, da Cia do Abração. As apresentações serão realizadas, aos sábados e domingos de cada mês, no Teatro Bom Jesus (R: 24 de maio, 135), e também haverá mostras customizadas em espaços parceiros do Hospital Pequeno Príncipe.

Com a proposta de contribuir para a formação de jovens plateias e incentivar o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical, o Brinque pretende voltar às atenções para o teatro infantil, gerando novas oportunidades, além de democratizar o acesso à cultura para as crianças.  Os espetáculos selecionados para compor a programação trazem temas atuais e pertinentes à família contemporânea de forma responsável e divertida, utilizando estéticas e dramaturgias mais apuradas e inovadoras.

“O festival propõe ao público uma aproximação com esta linguagem, onde se possa mostrar e refletir sobre a importância da arte de fazer e frequentar o teatro direcionado à criança. O Brinque nasceu com a ideia de renovar e fortalecer a formação de plateia deste segmento”, comenta Carolina Guanabara, idealizadora do festival.

A mostra também incentiva a integração social, uma vez que todos os espetáculos trarão montagens exclusivas para espaços parceiros do Hospital Pequeno Príncipe.

 “O ´Brinque – Festival de Teatro Infantil´, incentiva a produção profissional de teatro para crianças, alicerçada sobre princípios da arte-educação, onde todos os profissionais envolvidos pesquisam sobre o assunto e estão cientes do papel que ocupam como formadores de opinião. Mais que promover a produção cultural apenas como entretenimento, os espetáculos também favorecem na formação de cidadãos mais criativos que possam acompanhar com facilidade as transformações do nosso século”, finaliza Carolina Montenegro

Serrviço

Brinqu – Festival de Teatro Infantil
13 e 14 de abril de 2013 (Sábado e Domingo) – Clarice Matou Os Peixes.
Teatro Bom Jesus (R: 24 de maio, 135)
Horários: Abertura do teatro: 15h / Início do espetáculo: 16h
Tempo do Espetáculo: 50 minutos
Ingressos: R$ 25,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) .
Classificação etária: Livre
Informações p/ o público: (41) 3315-0808 / 2105-4034
Realização: Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Montenegro Produções Cultural.
Apoio: Hospital Pequeno Príncipe