A Secretaria da Cultura, por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), promove durante três dias – 27, 28 e 29 de julho – mais um módulo do curso Recriando o Museu, com o tema A Arte de Montar Exposições. Roseane Novaes, museóloga do Rio de Janeiro, que há dez anos presta serviços para a Marinha do Brasil e atualmente trabalha na empresa Sapientia ? Produções Culturais, abordará nas palestras os assuntos: ?A importância da linguagem museográfica?; ?Suportes: recursos gráficos e plásticos? e ?Luz e cor: efeitos especiais, iluminação e preservação?. O curso é gratuito e aberto ao público.

?Abordaremos as diversas possibilidades que contribuem para o enriquecimento do conteúdo de uma exposição?, adianta a museóloga. Todas as etapas da realização e organização de uma mostra serão tratadas, desde a produção do projeto e a escolha do conteúdo, até os tipos de materiais que podem ser usados para destacar o acervo, como a iluminação, as cores das paredes e os catálogos. ?Todo museólogo necessita de um bom suporte para passar bem as informações científicas do seu trabalho, com uma linguagem didática para todos os visitantes?, comenta.

As inscrições aão gratuitas e podem ser feitas via fax (41) 3321 4751, e-mail, cosem@pr.gov.br, ou pessoalmente, na abertura do curso. Informações pelo telefone da Cosem (41) 3321 4701.

Serviço
Curso ?Recriando o Museu?
Módulo 5 ? ?A Arte de Montar Exposições?
27 de julho ? das 14h às 18h30
28 de julho ? das 9h às 18h30
29 de julho ? das 9h às 18h30
Local: Auditório Brasílio Itiberê
Rua Ébano Pereira, 240 ? Centro