d43.jpgO Sesc da Esquina inaugura amanhã (23) a exposição coletiva ?Desabar?. A temática da mostra é o característico chapéu Panamá de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação. Ao todo 12 artistas de expressão no cenário curitibano realizarão livres intervenções em cópias do chapéu que marca a imagem de Santos Dumont até hoje.

Dentre as técnicas utilizadas pelos artistas estão pinturas, colagens, composições com objetos e intervenções no espaço de exibição. A exposição é parte integrante do projeto Sr. Alberto, que tem como destaque uma réplica em tamanho original do 14 Bis.

Ao debelar um princípio de incêndio em seu balão número 9, Santos Dumont usou o chapéu, que ficou amarrotado e com as abas caídas. Sua fotografia com esse chapéu foi estampada com destaque nos jornais, logo detonando a moda. Paris passou, de pronto, a usar chapéu de abas desarmadas.

d44.jpgArtistas participantes:

Guilherme Caldas, Olavo Tenório, Rimon Guimarães Interlux, Fernando Franciosi – Interlux, Fernando Rosenbaum Interlux, Juan Parada Interlux Claudio Celestino Interlux, Olho (Roger Wodzynski) Interlux, Paula Villa Nova, Elisiane Corrêa, Ane Serpa, Ana Carol Yamada, Sabine Feres Staniscia.

Serviço:

?Desabar?, Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco 969, 3322 6500). Espaço das Artes, 2.º andar. De 23 de outubro a 30 de novembro. Entrada franca. Informações em esquina@sescpr.com.br.