A Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais, de Porto Alegre, faz hoje às 17h única apresentação do espetáculo Deus e o Diabo na Terra de Miséria, em frente à Catedral Metropolitana, em Curitiba. A apresentação integra o programa de Corredores Culturais do Mercosul.

A montagem é uma farsa gaudéria para teatro de rua, adaptada do capítulo XXI do livro Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes, com direção de Hamilton Leite. Deus e o Diabo… resgata a figura do contador de causos, dentro do universo da cultura gauchesca, com referências à literatura de Simões Lopes Neto e à literatura oral do Rio Grande do Sul.

Erva-mate

O espaço cênico é retangular, delimitado com erva-mate. Tem nove passos por seis, lembrando o Jogo do Osso e a cancha reta. Os figurinos são baseados na cultura gaúcha, com bombacha, chiripá (poncho), lenço, camisa, vestidos e botas. As músicas são executadas ao vivo pelos atores, que têm como instrumentos o acordeon, um bombo-legüero (tambor típico) e castanholas.

O projeto reúne um elenco especializado em teatro de rua, que usa elementos próprios para este tipo de espetáculo, como perna-de-pau, enchimentos e figurinos coloridos. Alguns dos atores são formados pelo Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS, com mais de 10 anos de experiência em espetáculos ao ar livre.

História

O Oigalê – referência ao modo imperativo do verbo ouvir em espanhol, “ouça-o!” -, surgiu em 1999, e, no mesmo ano, recebeu o Prêmio Estadual de Incentivo à Produção das Artes Cênicas do Rio Grande do Sul, pelo espetáculo de Teatro de Rua. Depois de 200 apresentações com Deus e o Diabo… nas regiões Sul e Sudeste, o grupo se apresentou em junho no Primeiro Festival Internacional de Teatro da Tríplice Fronteira, realizado na cidade de Puerto Iguazu, Argentina.

Além de Deus e o Diabo…, o Oigalê montou com sucesso os espetáculos Mboitatá – a Verdadeira História da Cobra de Fogo dos Pampas e O Negrinho do Pastoreio. A Cooperativa de Artistas Teatrais realiza oficinas, jogos e acrobacias para crianças, jovens e adultos.

***

Depois do espetáculo, será lançado o CD Trilogia Pampiana. O grupo tem o apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra. No elenco estão Cintia Ceccarelli, Giancarlo Carlomagno, Hamilton Leite, Ricardo Vivian e Vera Parenza.