A 5.ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega a Curitiba. A partir de hoje, mais de 41 filmes produzidos na América Latina serão exibidos na Cinemateca de Curitiba.

O evento de abertura acontece às 19h, com a exibição do mais novo trabalho do diretor argentino Pablo Trapero, o longa-metragem Abutres, estrelado pelo ator Ricardo Darín (de O segredo dos seus olhos e O filho da noiva).

O filme se passa na Argentina e conta a história dos “caranchos”, advogados que procuram as vítimas de trânsito para tirar a maior indenização possível das seguradoras e ficar com uma gorda comissão.

Um advogado especialista em lucrar com esse mercado passa a repensar seu trabalho quando se apaixona por uma jovem médica que cuida dos feridos em acidentes. Nesta edição da Mostra, o tema da retrospectiva histórica é “Direito à memória e à verdade”, reunindo filmes como A história oficial e A batalha do Chile).

A novidade desta edição da mostra é que todas as sessões poderão ser conferidas por pessoas portadoras de deficiência auditiva, com close caption. Uma sessão especial no dia 22, do filme Pra frente Brasil, será audiodescritiva, com distribuição de fones específicos, para público com deficiência visual.

Uma das organizadoras da mostra em Curitiba, Bella Pagliosa, junto com Carla Pioli, destaca a importância da inclusão desse público no cinema. “Um universo que para a gente é tão comum para eles acaba sendo distante, muitas vezes”, diz Bella. Curitiba recebe a mostra pela terceira vez e espera angariar mais público com a iniciativa.

“Estamos começando a formar público envolvendo esse tipo de assunto”, comenta a organizadora do evento. Realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, outras 19 capitais brasileiras também sediam a mostra.

O evento é dedicado a obras que abordam questões referentes aos direitos humanos, como o direito à terra, ao trabalho, à inclusão social, à diversidade étnica e à diversidade religiosa.

Serviço

5.ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. De 17 a 23/11. Cinemateca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco. Entrada franca. Programação no site www.cinedireitoshumanos.org.br/2010.