O camundongo Mickey, considerado um dos ícones da cultura americana e o símbolo inconfundível da Walt Disney Company, completou 75 anos, e a empresa programou comemorações que se prolongarão por 18 meses em seu complexo turístico de Orlando, Flórida.

O personagem fez sua estréia no primeiro desenho animado com som sincronizado, “Steamboat Willie”, a 18 de novembro de 1928, tendo a voz de seu próprio criador, Walt Disney.

A companhia anunciou que celebrará os 75 anos do camundongo com 18 meses de atividades no Walt Disney World Resort, entre as quais se destaca a exposição de 75 estátuas de Mickey, com 317 kg e 1,82 m cada uma.

“É um autêntico tributo a Walt, que criou Mickey com tal profundidade e personalidade que, em seu 75o aniversário, continua nos absorvendo em suas aventuras, nos fazendo rir e nos inspirando ao mesmo tempo”, destacou Michael Eisner, presidente da Walt Disney Company.

A mostra, chamada “Celebrate Mickey: 75 inspirations”, reuniu trabalhos de grandes nomes da própria Disney, além de artistas plásticos, atores, atletas, cantores e pintores. As estátuas ficarão na Disney World até abril do próximo ano, sendo em seguida expostas em várias cidades dos Estados Unidos. No início de 2005, as obras serão leiloadas pela Sotheby?s.