Dira Paes: “Minha relação
com a tevê é de namoro”.

Apesar de ter uma carreira mais voltada para o cinema, a atriz Dira Paes não resistiu ao convite do diretor José Alvarenga Jr. para viver a empregada doméstica Solineuza no humorístico A Diarista. A atriz se encantou com o programa quando leu o primeiro roteiro. “Achei a proposta muito interessante e divertida”, justifica. Com isso, Dira acabou fazendo algo raro em sua trajetória artística: atuar em dois trabalhos seguidos na tevê.

Antes da “sitcom”, a atriz viveu a nordestina Magnólia na última fase da minissérie Um Só Coração. “Minha relação com a tevê é de namoro. Nós nunca casamos”, esclarece. Para compor Solineuza, a melhor amiga de Marinete, interpretada por Cláudia Rodrigues, Dira não teve nenhuma preparação específica. Ela apenas se inspirou no cotidiano das “enfermeiras do lar”, como ela mesma define as diaristas, e buscou dar à sua personagem características bem brasileiras, como a alegria, a camaradagem e o ser “pau-para-toda-obra”.

Mesmo sendo baseado nas “aventuras e desventuras” de Marinete com seus patrões, o programa mostra, com freqüência, a amizade cotidiana entre Solineuza e Marinete. Essa relação fica ainda mais explícita graças ao entrosamento das duas atrizes em cena.

Despudor

Mas antes de ser convidada para fazer a “sitcom”, Dira nem sequer conhecia Cláudia. “Houve um despudor de uma se entregar para a outra logo num primeiro contato de trabalho”, explica Dira. A cumplicidade é tanta, que as atrizes abusam do improviso e muitos ensaios são gravados para garantir o “frescor” das piadas. Dira já teve oportunidade de lidar com o humor no cinema nos filmes O Casamento de Louise e Celeste e a Estrela e também em Araponga, sua primeira novela. Mas agora em A Diarista ela está podendo exercitar sua “veia” cômica com mais intensidade. “Estou fazendo uma pós-graduação em humor”, brinca. Dira também está aproveitando para “absorver” o máximo de conhecimento que pode dos diferentes convidados que, a cada semana, participam do programa. Para a atriz, contracenar com Laura Cardoso e Míriam Pires em um mesmo episódio foi uma emoção inesquecível.

Apesar de A Diarista não ser voltado exclusivamente para o público infantil, Solineuza está tendo uma boa aceitação entre as crianças e Dira está muito contente por estar recebendo o carinho delas. “Eu não sei como essas crianças ficam acordadas até tão tarde para assistir ao programa”, indaga a atriz, em tom de brincadeira. Para Dira, o que mais atrai o público infantil são as aventuras e as confusões em que Marinete e Solineuza se metem a cada episódio. “São duas mulheres adultas, mas muito infantis. Elas se divertem com muito pouco”, justifica. A atriz também está impressionada com a quantidade de donas-de-casa que a param nas ruas para comentar sobre o programa. “É o melhor emprego que eu poderia ter no momento”, admite.