O Quarteto de Cordas da
cidade de São Paulo.

O premiado Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo, fundado por Mário de Andrade em 1935, é o convidado da próxima edição do Domingo no Câmpus, série de concertos de música erudita promovida mensalmente pelo UnicenP – Centro Universitário Positivo – que acontece neste dia 17. Em setembro, as apresentações marcarão homenagens aos 100 anos de nascimento de Dmitri Shostakovich, 150 anos da morte de Robert Schumann e 250 anos de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart.

É a primeira vez que o Domingo no Câmpus trará obras de Shostakovich, compositor russo nascido em 1906 e morto em 1975, que trabalhava oficialmente para o regime comunista da União Soviética.

Três vezes vencedor de prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte e do Prêmio Carlos Gomes de 2003, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo é mantido pela Secretaria Municipal da Cultura da capital paulista. Considerado um dos mais notáveis grupos de câmara da América Latina, reúne em sua atual formação músicos de intensa atividade no Brasil e prestígio internacional: a violinista Betina Stegman, formada pela Escola Superior de Música de Colônia, na Alemanha, e spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos; o também violinista Nelson Rios, bacharel pela Faculdade Mozarteum, fundador do Quinteto Ravel (atual Quinteto da Paraíba) e membro da Sinfônica de São Paulo; Marcelo Jaffé, violista, ex-diretor artístico da Orquestra de Jazz Sinfônica de São Paulo e professor da Universidade de São Paulo (USP); e o americano Robert Suetholz, mestre pela Universidade de Northwestern, de Chicago (EUA), ex-spalla das sinfônicas da USP, São Paulo, Cultura e Israel Sinfonietta e atual professor da USP.

Para o concerto deste domingo, estão programados quartetos. De Mozart, será apresentado o Quarteto em Fá, K. 168. De Shostakovich, o Quarteto de Cordas n.º 3 em Fá Maior, op. 73. E de Schumann, o Quarteto op. 41, n.º 1. A apresentação se inicia às 11 horas, no Teatro UnicenP (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido). Os ingressos custam R$ 10.

Piano

Já no próximo domingo, dia 24, também pela série de homenagens aos três compositores, o Domingo no Câmpus receberá o jovem pianista carioca Nivaldo Tavares, formado pela Texas Christian University, dos EUA, e pupilo do renomado músico Nelson Freire. O programa do recital prevê a Sonata em Dó Maior, K. 330 e a Fantasia em Ré Menor, K. 397 de Mozart e, de Schumann, a Kresleriana op. 16 e a Toccata op. 7.

Serviço:

Homenagens a Shostakovich, Schumann e Mozart -dias 17 e 24 de agosto – Teatro UnicenP Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 Campo Comprido (Estacionamento 8). Ingressos: R$ 10,00. Estudantes pagam meia.

Informações: (41) 3317-3283.