Neste domingo (28), a partir das 10h, o Memorial da Imigração Ucraniana (Parque Tingüi) e o Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa) sediam festas tradicionais. A comunidade polonesa de Curitiba realiza a comemoração de Nossa Senhora Czestochowa, padroeira da Polônia, e a comunidade ucraniana faz homenagem aos 14 anos da independência da Ucrânia. Nos dois endereços o público encontra quermesse, venda de artesanato, comidas típicas, atrações musicais e danças folclóricas. A entrada é franca.

No Memorial da Imigração Polonesa, comemora-se a presença da imagem de Nossa Senhora Czestochowa em Jasna Góra, na Polônia. A santa foi coroada rainha daquele país em 1656, em Lwow, pelo rei João Casemiro. Em comemoração à coroação, a imagem recebeu duas coroas em ouro, uma para a Virgem e outra para o Menino Jesus, das mãos do Papa Pio X. Para relembrar a data, a comunidade reúne-se em uma grande festa, que durante todo o dia oferece apresentações da Banda Lyra de Curitiba e de grupos folclóricos.

A homenagem à "Rainha da Polônia" também conta com paraliturgia oficiada pelo reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, padre Benedykt Grzymkowski, acompanhada pelo Coral João Paulo II e seguida pela "Procissão Luminosa", às 17h.

Outros destaques são o almoço polonês e a quermesse que toma conta do Bosque do Papa, com barracas vendendo produtos típicos da culinária polonesa, entre eles pierogi, broas, crem, rolady, lingüiças, carnes assadas, defumadas e recheadas. Delícias doces como makowiek, marzki e os rocamboles também estarão à venda.

Data especial

O dia 24 de agosto é uma data especial para a comunidade ucraniana, que festeja a independência da Ucrânia, berço de uma legião de imigrantes que escolheu o Paraná para viver. A comemoração dos 14 anos de independência acontece neste domingo (28), no Parque Tingüi, reunindo ucranianos e seus descendentes. Como o acontecimento exige, a festa terá muita comida típica, artesanato, música e dança a cargo de grupos folclóricos.

Serviço
Festa de Nossa Senhora Czestochowa, padroeira da Polônia, no Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa ? Rua Mateus Leme)
Festa da Independência da Ucrânia, no Memorial da Imigração Ucraniana (Parque
Tingüi)
Dia 28.08.05 (domingo), a partir das 10h, com entrada franca
As festas das comunidades polonesa e ucraniana de Curitiba oferecem quermesse, venda de artesanato, comidas típicas, atrações musicais e danças folclóricas