A Academia anunciou os indicados ao Oscar 2008 em meio a incertezas de como será a cerimônia se a greve dos roteiristas continuar. Entre os que lideram pela quantidade de indicações estão Onde os Fracos não têm Vez e There Will Be Blood, com oito nomeações cada, incluindo as de melhor filme e de melhor ator para Day-Lewis e Javier Bardem.

Os outros nomeados na categoria melhor filme foram Desejo e Reparação, Juno e Conduta de Risco. Os indicados para melhor ator foram: George Clooney (Conduta de Risco), Daniel Day-Lewis (There Will Be Blood), Johnny Depp (Sweeney Todd), Viggo Mortensen (Senhores do Crime) e Tommy Lee Jones (No Vale das Sombras).

Para melhor atriz, a Academia nomeou Cate Blanchett (Elizabeth: A Era de Ouro), Julie Christie (Longe Dela), Marion Cotillard (Piaf – Um Hino Ao Amor), Laura Linney (The Savages) e Ellen Page (Juno).

Para melhor diretor, os nomeados foram: Paul Thomas Anderson (There Will Be Blood), Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta), Jason Reitman (Juno), Tony Gilroy (Conduta de Risco) Joel e Ethan Coen (Onde os Fracos não têm Vez).