Arnold Schwarzenegger
em Guerreiros de Fogo,
que a Globo exibe na tarde
da próxima sexta-feira.

Em diversos setores da produção artística, os anos 80s produziram uma estética marcante que, até hoje, é incensada por uns e criticada por outros. No cinema, aquela década peculiar também produziu suas ?pérolas?. A semana traz dois bons exemplos de produções características do período, que transitam entre o ?cult? e o ?kitsch?. Em Remo: Desarmado e Perigoso, que a Globo exibe na madrugada de sexta para sábado, um detetive quase inverossímil precisa dominar uma nova arte marcial para enfrentar bandidos interessados em um projeto secreto, algo corriqueiro em tempos em que o bipolarismo entre Estados Unidos e União Soviética inspiravam inúmeras tramas de espionagem. A despeito do fraco argumento, os limitados efeitos especiais da época para uma produção mais modesta transformam o filme em uma compilação de mentiras que nem o agente 007 acreditaria.

Já Guerreiros de Fogo, estrelado pelo atual governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, pega carona no sucesso dos filmes Conan, o Bárbaro e Conan, o Destruidor. Ambientado em um tempo ?bárbaro?, que remete à Idade Média, o filme tangencia as fábulas de seres fantásticos, espadas mágicas e feiticeiras más. Os figurinos e cenários acompanham a tendência minimalista medieval, com roupas de pele de animais, acessórios de metal e paisagens desérticas.

Hoje

Street Fighter 2 – O Filme – (Record, 16 h) Street Fighter 2 – de Gisaburo Sugii. EUA, cor, 1994, 99 min. Desenho animado –  Há uma nova ameaça no mundo, a organização de Shadowlaw de drogas e armas, cujo cabeça, Bison, cria terroristas com os  street fighter, os tornando maus com choques elétricos. Dois de seus mais poderosos lutadores, Ryu e Cain, porém, se unem para derrotá-lo.

Alta Velocidade – (SBT, 22h30) Champs-Driven – de Renny Harlin. Com Sylvester Stallone, Burt Reynolds e Kip Pardue. EUA, cor, 2001, 101 min. Ação  – Na concorrida Fórmula Cart, jovem e temperamental piloto busca um lugar ao sol. A competição acaba fora das pistas quando ele disputa a mesma garota com seu maior rival. Para aconselhar o jovem corredor, sua equipe busca um velho campeão.

Beleza Roubada – (Band, 23 h) Stealing Beauty – de Bernardo Bertolucci. Com Liv Tyler, Jeremy Irons e Sinéad Cusack. Itália/França/Inglaterra, cor, 1996, 118 min. Romance –  Após o suicídio da mãe, Lucy Harmon viaja para  Toscana, ao norte da Itália, para reencontrar amigos de sua mãe e conhecer seu pai. Em meio a um grupo de artistas expatriados, conhecerá seu primeiro amor.

Jogo de Espiões – (Record, 23 h) Spy Game – de Tony Scott. Com Robert Redford, Brad Pitt e Catherine McCormack. EUA, cor, 2001, 112 min. Aventura –  Nathan Muir é um agente da CIA que está prestes a se aposentar, até que descobre que Tom Bishop, seu protegido, foi preso por espionagem na China. Acostumado com o modo de funcionamento da CIA, Muir é convocado para resgatar Bishop de sua atual prisão.

Billy Bathgate: O Mundo a Seus Pés – (SBT, 1h30) Billy Bathgate -de Robert Benton. Com Dustin Hoffman, Nicole Kidman, Bruce Willis. EUA, cor, 1991, 101 min. Policial – Na NovaYork dos anos 30s, o jovem Billy, morador do Bronx, acaba chamando a atenção de um dos maiores mafiosos da região, que havia entrado em decadência recentemente. Ele apadrinha o rapaz e o conduz a uma incursão pelo mundo da máfia.

Amanhã

Tudo Por Amor – (Globo, 15h35) Dying Young – de Joel Schumacher. Com Julia Roberts, Campbell Scott e Vincent D´Onofrio. EUA, cor, 1992, 89 min. Drama – Jovem bela e pobre, depois de alguns relacionamentos fracassados, aceita trabalho como acompanhante de rapaz rico que sofre de leucemia. Juntos, eles redescobrem o amor e a vontade de viver.

Espião Por Acidente – (Globo, 22h20) The Accidental Spy -de Teddy Chan. Com Jackie Chan, Eric Tsang e Vivian Hsu. Hong Kong, cor, 2000, 107 min. Comédia  – Bei é um vendedor de equipamentos de ginástica que sonha com uma vida cheia de ação e aventura. Sua rotina monótona começa a mudar quando ele se propõe a prender dois ladrões de jóias.

Terça

O Demônio na Garrafa – (Globo, 15h50) Demon in the Bottle – de Randall William Cook. Com Michael Malota, Ashley Lyn Cafagna e Michael Dubrow. EUA, cor, 1996, 97 min. Aventura – Quatro amigos da mesma escola vão parar numa caverna onde encontram um misterioso tesouro de antigos piratas. Depois que eles libertam o demônio que tomava conta do tesouro, o monstro passa a persegui-los e só resta a eles enfrentar o bicho.

Ensina-me a Viver – (Globo, 3h20) The Grass Harp – de Charles Matthau. Com Sissy Spacek, Walter Matthau e Jack Lemmon. EUA, cor, 1995, 99 min. Drama – Em uma pequena cidade, nos anos 40, menino torna-se órfão de pai e mãe e vai viver com duas tias. Junto com um grupo de personagens que as rodeiam, elas terão que ensinar ao menino sobre a arte de viver. Baseado em obra autobiográfica de Truman Capote.

Quarta

Tainá – Uma Aventura na Amazônia – (Globo, 15h45) – Tainá Uma Aventura na Amazônia –  de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch. Com Eunice Baía, Caio Romei e Jairo Mattos. Brasil, cor, 2000, 93 min. Infantil – Índiazinha de 8 anos vive na Amazônia com seu sábio avô, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Depois de salvar o macaco Catu das garras de um traficante de animais, ela fica amiga de uma bióloga e seu filho, um menino que mora a contragosto na selva.

Vítimas da Internet – (Globo, 3h45) Every Mother´s Worst Fear –  de Bill L. Norton. Com Cheryl Ladd, Jordan Ladd e Ted McGinley. EUA, cor, 1998, 93 min. Suspense – Jovem desaparece depois de se encontrar com um rapaz que conhecera pela internet. Sua mãe, desesperada, pede ajuda a um hacker e ao FBI para resgatá-la das garras de uma quadrilha de mercadores de escravas brancas.

Quinta

Eloize no Plaza (Globo, 15h45 h)  -Eloize at the Plaza – de Kevin Lima. Com Julie Andrews, Jeffrey Tambor, Kenneth Welsh. EUA, cor, 2003, 99 min. Comédia – Eloise é uma menina de seis anos que mora com a babá em um hotel de luxo em Nova York. Muito levada mas também dona de um bom coração, a menina usa toda sua esperteza para aproximar as pessoas.

Chuva de Milhões (Globo, 3h20) – Brewster´s Millions – de Walter Hill. Com Richard Pryor, John Candy e Lonette McKee. EUA, cor, 1985, 88 min. Comédia  – Um homem terá o direito de herdar 300 milhões de dólares se conseguir gastar 30 milhões em um mês. Para isso, ele não pode contar nada a ninguém e nem adquirir qualquer bem ou propriedade. Refilmagem de Chutando Milhões, de 1944.

Sexta

Guerreiros de Fogo – (Globo, 15h45) Red Sonja – de Richard Fleischer. Com Arnold Schwarzenegger, Sandahl Bergman e Paul Smith. EUA, cor, 1985, 100 min. Aventura –  A bela Red Sonja viveu numa época selvagem de um mundo indomado, cheio de seres fantásticos e fabulosas criaturas, dominado pelo poder da espada e pela feitiçaria. Ela une suas forças às de um guerreiro para enfrentar uma perversa rainha.

Remo: Desarmado e Perigoso -(Globo, 4 h) Remo: Unarmed and Dangerous – de Guy Hamilton. Com Fred Ward, Joel Grey, Wilford Brimley. EUA, cor, 1985, 97 min. Aventura – O detetive Remo precisa aprender a lutar para enfrentar inimigos interessados num projeto altamente secreto. Para isso, a luta de Kung Fu é substituída por um tipo diferente de arte marcial chamado Sinanju.

Sábado

A Sedução de Sara – (Band, 1h30) Romancing Sara –  de Larry Unger. Com Bobby Allen, Taylor Caliban e Joh Hunter. EUA, cor, 1985, 91 min. Erótico –  Jovem festeiro conhece uma produtora de TV e logo surge uma forte atração. Como não encontram um preservativo, os dois resolvem prolongar o desejo contando suas aventuras eróticas, levando-o a um ponto insuportável.