Com espetáculos marcados em diversos espaços da cidade, o Fenata 2012 (Festival Nacional de Teatro) da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) inicia sua programação, em 6 de novembro, às 20h, com ações surpresas para público e comemorativas aos 40 anos do festival.

Na sequencia, às 20h30, entra em cena o espetáculo Blow Elliot Benjamin (hours concours), com apresentação do Grupo – G2 Cia de Dança, do Teatro Guairá (Curitiba), no Cine-Teatro Ópera – A (70 minutos – livre”.

O Fenata (mostra competitiva e não-competitiva) estende sua programação até 14 de novembro, destacando espetáculos para o público adulto (Cine-Teatro Ópera, Auditório A), crianças (Teatro Marista), e no Calçadão da Rua Coronel Cláudio. No Cine-Teatro Ópera (Auditório B), o festival registra o espaço “Às dez em Cena”; e Bonecos de Animação para crianças. Também traz para o público a Mostra Especial que ocorre fora dos espaços tradicionais do Fenata.

Ao recepcionar a imprensa, nesta quinta-feira (1º de novembro), no Auditório da Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais), o professor Cláudio Jorge Guimarães, coordenador do Fenata, fez uma rápida visão da história do evento cultural que, em sua trajetória, registra o empenho do teatrólogo Telmo Faria (diretor do Grupo de Teatro Amador – GTU da UEPG) que, em novembro de 1973, inaugurou o então Festival Nacional de Teatro Amador. Também ressaltou o trabalho de Gilberto Zardo, que esteve à frente da realização do Fenata – e que fortaleceu o festival no âmbito da instituição. Ressaltou que, em 2002, o festival extrapolou a UEPG e passou a ser da comunidade.

Diferentes Públicos e Numeradas

Para o professor Cláudio Guimarães, o Fenata, hoje, tem mais proximidade com diferentes públicos a partir dos espaços abertos para espetáculos para adultos, de rua, de bonecos, crianças, bonecos/animação. “O público do festival cresce a cada ano e sinaliza que sua presença no calendário cultural de Ponta Grossa, estendendo-se para a região e o estado, tem tempo para avançar em inovações.

Destaca que, em 2012, a novidade fica por conta da venda antecipada de ingressos, na Proex, para as peças que serão encenadas no Auditório A, do Cine-Teatro Ópera – e que permitem ao público o acesso a poltronas numeradas.
Os ingressos para as peças do Cine-Teatro Ópera têm preço único vendido a R$ 10,00 – e a meia-entrada (R$ 5,00). A coordenação do festival alerta que os interessados devem estar atentos para a questão dos ingressos para as cadeiras numeradas – que poderão ser adquiridos somente na Proex (Praça Marechal Floriano Peixoto, 129 – Centro).

As numeradas são uma inovação que proporciona ao público comodidade e contribui para diminuir as filas nas bilheterias do Cine-Teatro Ópera. “É uma maneira de ajudar o público e dar mais dinâmica no acesso à programação do festival”.

A realização do Fenata 2012 tem o patrocínio do Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à cultura, Governo do Paraná, Caixa Econômica Federal e CCR-Rodonorte. Os espetáculos e os locais de apresentação do Fenata 40 anos estão disponíveis no endereço www.uepgcultura.com.br/fenata.