Todo final de ano as emissoras procuram "enfeitar" a sua programação como se fosse uma árvore de Natal de shopping. Mas raramente alguma se arrisca a fazer algo "diferente". Este ano, Globo, RedeTV! e SBT investem novamente na comédia. A Band segue o mesmo caminho de apostar no já conhecido e tem como principal atração o Reveillon, transmitido direto da Bahia. Atenta à movimentação da concorrência, a Record diz não ter ainda nada definido em sua grade.

A Globo vai exibir quatro produções novinhas em folha -Quem vai ficar com Mário?, Correndo Atrás, Histórias de Cama e Mesa e Programa Novo. A primeira a estrear é Quem vai ficar com Mário?, dia 22. O ator Thiago Lacerda interpreta o jornalista bem-sucedido Mário, que sempre saiu com muitas mulheres, mas que agora quer encontrar o amor de sua vida. Thiago confessa estar bastante apreensivo com o fato de fazer comédia, mas se conforta quando lembra que vai ser dirigido por Jorge Fernando. "Acho que vou aprender a rir um pouco mais da vida com o Jorginho.

Acredito que esse, talvez, seja o caminho", avalia. Em seguida, a Globo exibe Correndo Atrás, que conta a história de um grupo de oito amigos desempregados que acha uma solução para sua crise financeira. No elenco, Luana Piovani, Danton Mello e Taís Araújo, entre outros. "Foi ótimo sair de Cabocla e ir para um projetos desses. Vou poder mostrar o meu lado de comediante", conta Danton Mello. No dia 23 é a vez de Histórias de Cama e Mesa. Na trama, Bob, interpretado por Marcos Palmeira, é um "solteirão inveterado" que não quer mais saber de relacionamentos sérios e aproveita como ninguém a vida de divorciado. Programa Novo encerra a programação dos "sitcoms" na noite de 28, trazendo de volta os protagonistas do seriado Sexo Frágil. Contará as tentativas dos quatro atores de criar um novo programa para a emissora em que trabalham.

Mesmo com menos bala na agulha, a RedeTV! também tenta ser engraçada com a Escolinha do Professor Joãozinho, que vai ser exibido no último dia do ano. O especial conta com a presença dos integrantes do Pânico na TV, Luiza Mel, Luciana Gimenez, Roberto Avalone, entre outros membros. De acordo com João Kleber, a idéia é deixar a programação da RedeTV! mais leve. "Esse programa é para a gente se divertir. Nesse dia não vou ser escravo dos pontinhos do ibope", avisa.

Humor no SBT

Já o humorístico A Praça é Nossa, do SBT, se preocupa com a rentabilidade. Por isso, vai gravar seu especial no Beto Carreiro World, no litoral catarinense. A edição vai ter no total oito quadros e cada um vai ser contado em algum lugar do parque. Na opinião do apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, o objetivo é quebrar a rotina e fazer uma brincadeira diferente com o Papai Noel. "Acredito que o fato de mudar a locação vai atrair mais atenção do telespectador", torce Carlos Alberto.

Apesar de não acreditar no humor como Carlos Alberto, a Band também acha que mudar de cenário pode dar resultado. Por isso vai deslocar sua equipe de São Paulo para transmitir, ao vivo, o Reveillon direto de Salvador. Como há quatro anos, o comando do especial fica por conta de Astrid Fontenelle, que aprendeu a gostar de música baiana. "De tanto ouvir essas músicas nas gravações fica impossível não simpatizar com a sinfonia", justifica. A apresentadora garante que o maior diferencial do programa é fazer duas contagens regressivas que por causa do horário de verão gera horários divergentes em alguns estados – enquanto em Brasília é meia-noite, no Norte e Nordeste são 23 h. "Isso mostra o quanto a Band respeita seu público", valoriza.

Num navio

Serginho Groisman também planeja fazer uma virada de ano bem inusitada no Altas Horas, da Globo. O apresentador pretende gravar o programa de ano novo num navio de carga com direito a platéia. No Natal, Serginho tem como convidada especial a cantora e compositora, Rita Lee. Ele promete um bate-papo divertido e ao mesmo tempo reflexivo sobre a importância da data. "Quero sair dessa idéia estereotipada do Natal", avalia. Ao contrário de Groisman, Viviane Romanelli, do Dia Dia, da Band, não promete grandes surpresas. O programa de final de ano vai ter como convidados tarólogos e astrólogos. Além disso, a apresentadora dará dicas de como se vestir nas festas de final de ano. "As mulheres não se cansam de ver isso", garante.