Caio Blat, Taís Araújo, Débora Duarte
e Pablo Falcão no elenco.

Estréia hoje no Teatro Guaíra a comédia romântica Liberdade para as borboletas, escrita pelo americano Leonard Gersche nos anos 70s e adaptada por Gracindo Júnior, diretor da peça, para os dias atuais. O diretor protagonizou a peça ao lado da atriz Sandra Bréa, em 1972. Após 33 anos, Gracindo espera atingir o mesmo sucesso do passado, para tanto, foram escalados como casal protagonista os atores Caio Blat e Taís Araújo, com Débora Duarte e Pablo Falcão completando o elenco. A trilha sonora é assinada por Lucas Lima (Família Lima) e o cantor Junior Lima (dupla Sandy e Junior), em sua estréia no teatro.

Segundo Gracindo, a adaptação segue o roteiro original na essência, só alterando Nova York dos anos 70s pelo Rio dos anos 90s, assim como o nome de bares e bairros. O espetáculo conta a história de Vanessa e Thiago; dois jovens com criações opostas que acabam se conhecendo e apaixonando-se em um sobrado no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Com Taís Araújo no papel de Vanessa, uma jovem aspirante a atriz, de vinte anos, que já teve a experiência de um casamento de seis dias e crê que o amor tem um preço muito alto, preferindo viver em liberdade. Vivendo Thiago, Caio Blat interpreta um jovem cego, encantado por música e mimado pela mãe superprotetora. Com Vanessa como vizinha e morando sozinho, o relacionamento é questão de tempo.

Quando a vida do casal ruma por um caminho feliz e tranqüilo, surge a mãe de Thiago, Sra. Gasparini (Débora Duarte), que surpreende os dois em trajes íntimos. Conservadora, comentários desagradáveis chegam aos ouvidos de Vanessa causando a separação do casal.

Com o diretor de teatro Gerald Magnum (Pablo Falcão) interessado, a jovem desiste do verdadeiro amor para ficar com a aventura. Mas como histórias de amor tendem a se repetir, só mudando o endereço, Vanessa e Thiago se reencontram e a jovem terá de decidir entre o amor de Thiago e a liberdade aparente de novas aventuras. ?O jovem tem que se expor. Amar não é só alegria, existem os dois lados?, opina Gracindo, sem confirmar se Vanessa volta ou não com Thiago.

Gracindo Júnior

Com 46 anos de carreira, atualmente o artista também está em cartaz com as peças Três homens baixos, com Francisco Cuoco; Anjos de cara suja, com Herson Capri, Marcelo Cerrado e seu filho, Gabriel Gracindo, e Última hora, com Nívea Maria e Francisco Cuoco. ?Sou um ator de teatro, mas também atuo na televisão com certa assiduidade. O problema é que assim como na cultura em geral, no teatro falta verba para se produzir. Falta alguma consideração por parte do governo.? Recentemente o artista interpretou o personagem Ubaldo da novela Celebridades.

Serviço:
O espetáculo Liberdade para as borboletas será apresentado no Guairinha (XV de Novembro, s/n), hoje e amanhã, às 21h, e no domingo, às 19h. Ingressos a R$ 40,00. Mais informações: (41) 3304-7982.