Quem não conseguiu assistir o espetáculo Quebra Nozes, em dezembro, tem nova oportunidade nos próximos dias 20 e 21 deste mês. A Escola de Dança Teatro Guaíra reapresenta o balé num evento beneficente especial para o Hospital Erasto Gaertner no dia 19 (quarta-feira). No ano passado, espetáculo semelhante foi realizado para arrecadar fundos para o Hospital Evangélico.

Aproveitando a remontagem, alunos de escolas do ensino fundamental do município, do Estado e algumas particulares vão assistir o balé nos dias 20 e 21 (quinta e sexta-feira) à tarde. E o público em geral terá sua vez nesses dois dias, à noite, às 20h30. Em dezembro, a Escola de Dança fez cinco apresentações do “Quebra Nozes”; todas ficaram lotadas e muita gente não conseguiu comprar ingresso.

De acordo com a coordenadora da Escola de Dança Teatro Guaíra, Sylvia Massuchin, o programa será basicamente o mesmo, com pequenas alterações no corpo de baile. Ela explica que a história é baseada na versão infantil do conto de Hoffman ”O Quebra Nozes e O Rei dos Ratos”, com música de Tchaikovsky escrita em 1891.

Peça tradicionalmente levada ao palco em dezembro em teatros de todo o mundo, o “Quebra Nozes” retrata uma grande festa de família na véspera do Natal, quando o excêntrico Drosselmeier presenteia sua sobrinha Clara com um boneco quebra-nozes, o que a deixa muito entusiasmada.

No final da noite, a menina adormece com o brinquedo no colo e coisas estranhas começam a acontecer. A árvore natalina cresce e o boneco ganha vida, pouco antes de travar uma batalha com o Rei dos Ratos e seu pelotão. Clara e o Quebra-Nozes passam ainda pelo Reino das Neves e pelo Reino dos Doces, até que ela acorda sem saber se tudo o que viu e sentiu foi, ou não, um sonho.