Depois de um intenso trabalho de pesquisa nas ruas de Porto Alegre, Evelyn Ligocki é a protagonista de ?Borboletas de Sol de Asas Magoadas?, peça que retrata o universo dos travestis. A atriz trabalhou diretamente com eles, entrevistando-os e participando como observadora do cotidiano desse grupo. É um trabalho curioso e original, pois a montagem apresenta uma atriz interpretando um travesti, fazendo da performance um ?duplo? travestimento.

Nas calçadas de Porto Alegre, Evelyn conheceu as histórias, os trejeitos, as gírias, os rancores e os desejos que são retratados pela personagem Bety. O público divide o mesmo espaço do Solar do Barão com a atriz, que contracena durante quase toda a encenação diretamente com seus convidados, recebidos e acomodados por ela em sua ?casa?.

Ao entrar na casa de Bety, o espectador conhece os detalhes do dia-a-dia de alguém que nasceu em corpo de homem, mas vive em um universo feminino. No quarto, o público mergulha em um mundo comum a todas as travestis: ora cintilante, ora opaco, de preconceitos, risos, silicone, sexo, música, salto alto, desprezo, solidão e feminilidade.

A trilha sonora foi pesquisada tomando-se por base as canções que as travestis utilizam em seus shows em boates. O espetáculo mescla humor e drama com doses de poeticidade e uma certa crueza ao mostrar a realidade. Como tem abertura para improvisação com o público, ganha novos tons entre uma apresentação e outra.

Em Porto Alegre, o espetáculo ganhou incentivo do FUMPROARTE para um projeto de circulação. Foram 12 apresentações gratuitas em espaços alternativos e inusitados para públicos muito diversos. Dentro desse projeto o espetáculo fez apresentações em 2004 no presídio feminino Madre Peletier, em uma academia de ginástica, em um café em um bairro nobre, em um bairro de baixa renda, em uma boate gay, em um antigo manicômio que começa a se tornar um centro cultural e numa sala no Centro Cultural Usina do Gasômetro.

Em março de 2003, Evelyn Ligocki recebeu o Troféu Açorianos de Atriz Revelação 2002 – premiação de teatro da cidade de Porto Alegre – pelo espetáculo ?Borboletas de Sol de Asas Magoadas?.

Serviço
Borboletas de Sol de Asas Magoadas
Apresentações: 16, às 17h, 17 às 14h, 18 às 11h, 19 às 20h, 20 às 11h, 24 às 17h, 25 às 23h e 26 às 14h
Solar do Barão
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533.