Divulgação
Divulgação

"Um Adeus aos Lúcidos" conta a história de um advogado e um louco que se encontram para discutir valores sociais.

Escancarar conflitos humanos tendo como pano de fundo o diálogo entre um louco e um advogado. Esse é o mote do espetáculo "Um Adeus aos Lúcidos", da Companhia Pró Arte de Teatro, de Umuarama, que será encenado em Cascavel nos dias 17, 18 e 19 de maio. As apresentações abrem a temporada de teatro no Centro Cultural Gilberto Mayer.

Com texto e direção de Luiz Varini, "Um Adeus aos Lúcidos" conta a história de um advogado e de um louco que se encontram em quarto para discutir valores sociais como família, dinheiro, religião e a própria condição humana. Segundo Varini, a Cia. Pró Arte existe desde 1989 e foi idealizada com o propósito de trabalhar a pesquisa de encenação e textos, priorizando também o núcleo de dramaturgia com montagens dos seus próprios textos, como é o caso de "Um Adeus aos Lúcidos".

"Esta peça nasceu em 1988, resultado de um trabalho realizado na sala de aula na Faculdade de Letras, com apenas 15 minutos de duração, mas com a idéia central que era falar sobre os temas: família, religião, dinheiro, sociedade, porém com uma interpretação leve e engraçada", explica, lembrando que na peça os questionamentos são representados pelo "louco" e a sociedade e seus valores pelo "advogado". "A platéia se identifica e se delicia com os conflitos entre as personagens, que passam a ser conflitos de todos e da própria existência humana", complementa Varini.  

Os temas, de acordo com ele, são tratados de uma forma leve e humorística, porém sem perder a idealização humana de ver algo melhor acontecendo. "É uma denúncia e ao mesmo tempo uma esperança com a pergunta: Até que ponto a sociedade castra o indivíduo?", indaga.

"Um Adeus aos Lúcidos", já foi apresentada cerca de 150 vezes em diversos espaços e eventos, como, festivais e mostras. Já obteve diversos prêmios de melhor ator, melhor texto e melhor direção.  O evento é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura, com apoio do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Cultura,  Programa Paranização e Teatro Guaíra. A produção em Cascavel fica por conta da Associação Centro de Pesquisa Teatral (ACPT).

SERVIÇO
Evento: "Um Adeus aos Lúcidos"
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer
Data: 17, 18 e 19 de maio (abertura ao público no dia 18, às 20h30, e no dia 19 em duas sessões, às 10 horas e às 20h30)
Ingressos: R$ 5,00
Melhores informações pelo telefone (45) 3225-2536.