Mais uma vez o Projeto Teatro para o Povo, realizado sempre no último domingo do mês, às 11 horas, traz quatro apresentações simultâneas que contemplam os mais diversos temas, agradando tanto o público adulto como o infantil. Desta vez, as opções serão o concerto lírico da ópera cômica La Serva Padrona (Guairão), a peça infantil O Menino Maluquinho (Guairinha), o espetáculo A Farsa de Mary Help (Miniauditório) e a apresentação do grupo Kaigang (Teatro José Maria Santos).

A ópera La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi, será executada pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi. A ópera, que teve sua estréia em 1733, no Teatro São Bartolomeu, em Nápoles, foi apresentada inicialmente como parte de uma ópera séria e acabou se tornando a obra mais conhecida de Pergolesi. A trama se desenvolve em torno de três personagens principais: Uberto, um velho rico e avarento, sua empregada Serpina e Vespone, um ajudante mudo. Serpina pretende se casar com o patrão e, para isto, pede ajuda a Vespone.

No Guairinha, as crianças poderão se divertir com as histórias do Menino Maluquinho, personagem criado por Ziraldo, em 1980, e que já foi adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. O espetáculo, dirigido a crianças de 3 a 10 anos, valoriza os elementos do universo infantil presentes no livro ? criatividade, amizade, relações familiares, entre outros. O público é envolvido com as histórias do Maluquinho pela proposta de integração entre literatura, teatro e música, participando espontaneamente das encenações e interpretações musicais.

Já no Miniauditório, o público pode optar pelo espetáculo A Farsa de Mary Help, adaptação da obra As Preciosas Ridículas, do dramaturgo francês Molière. O texto, escrito em 1659, mantém a comédia e a ironia como base, características presentes nas obras de Molière. Esses elementos servem para disfarçar a crítica à sociedade fútil e espalhafatosa da época, que ainda hoje pode ser percebida. A CiaSenhas de Teatro, que apresenta A Farsa de Mary Help, se inspirou na Commedia Dell´Arte e busca levar essa crítica social com leveza para o palco.

No Teatro José Maria Santos, o grupo Kaigang apresenta o show Nenês Mamas and Papas. Ao todo serão 17 músicas além de malabares e grupo de capoeira. Formado em 2001, o Kaigang tem seis integrantes: Tio Tonho (vocal e efeitos), Marquinho (violões), Cláudio (pandeiro e violões), Matheus Tonin (baixo), Kaled (bateria e percussão) e Jamaica (percussão e efeitos). Para esta apresentação, terão a participação de Eugênio Fim (guitarra, percussão e efeitos) e Marcelo Oliveira (flauta, sax e pífano).

Serviço
Dia 28 às 11 horas
Guairão
La Serva Padrona
Guairinha
O Menino Maluquinho
Miniauditório
A Farsa de Mary Help
Teatro José Maria Santos
Nenês Mamas and Papas ? grupo Kaigang
Campanha de Solidariedade – alimentos doados para a APAVI
Entrada: 1 quilo de alimento não-perecível