Francois Monjal, urbanista e especialista em Planejamento e Desenvolvimento Local do Institut d’Etudes Politiques de Paris, abrirá os trabalhos do 2º Encontro Internacional de Curitiba em Planejamento Urbano, nesta quinta-feira (1º), no Salão de Atos do Parque Barigui. Em sua palestra no período da manhã, após a abertura oficial do evento pelo prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa, o especialista francês irá tratar do Estado da Arte do Planejamento Urbano no Contexto Mundial.

O evento global de planejamento reunirá por dois dias em Curitiba, além de Monjal, os palestrantes  Philippe Panerai, Marcelo Neri, Carlos Mario Rodriguez Osório, José Marcelo Zacchi, Stuart Gulliver, Gautier Rouhet, Vicente Fretes Cibilis, Fábio Feldmann, Rosina Vinyes i Ballbé e Gilles Hubert.

Os debates do encontro serão divididos em três grandes temas (Cidades e Utopia, Cidades e Planejamento e Cidades e Sustentabilidade), palestras e apresentações de nove cases. Curitiba vai participar com os cases “Família Curitibana: Uma Experiência de Inclusão Social; A Evolução da Rede Integrada de Transporte de Curitiba; Certificados de Potencial Adicional de Construção; e Gestão de Resíduos Sólidos em Curitiba”.

Curitiba será ainda tema de três palestras: Desenvolvimento Social, Gargalos e Oportunidades: O Papel das Cidades – por Carlos Homero Giacomini; A Evolução dos Indicadores Sociais no Brasil e em Curitiba – por Marcelo Neri; e Planejamento Urbano em Curitiba: Histórico e Perspectivas – por Clever Almeida.

Outros três ‘cases’ devem chamar atenção no encontro: Inclusão Social em Medelín – por Carlos Mario Rodriguez Osório; Unidades de Polícia Pacificadora – por José Marcelo Zacchi e Os Ecobairros na França: novos laboratórios para a cidade sustentável? – por Gilles Hubert.

“Este fórum fortalece a busca por soluções inovadoras, criativas, financeiramente viáveis e, essencialmente, que envolvam a população no crescimento ordenado das cidades”, disse o prefeito Luciano Ducci.

Clique aqui e acesse a programação completa do encontro e perfis dos palestrantes, mediadores e expositores. O 2º Encontro Internacional de Curitiba em Planejamento Urbano é promovido pela Prefeitura de Curitiba com o patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).