Tá querendo curtir o final de semana em algum lugar diferente e não sabe onde? Resolvemos buscar este lugar e não foi preciso procurar muito: fomos convidados a passar um dia inteiro na Estância Ouro Fino e descobrimos que é uma opção incrível para quem quer fugir da cidade, mas não tem tempo para ir muito longe de Curitiba. A 40 quilômetros do centro da capital paranaense, chegar até o local não é difícil e vai estar aberto no final de semana de Carnaval.

Chegar na estância é fácil e a estrada é linda. Foto: Lucas Sarzi.
Chegar na estância é fácil e a estrada é linda. Foto: Lucas Sarzi.

Para chegar até a estância é preciso pegar a Estrada do Cerne e o trajeto leva, em média, 40 minutos. Depois de aproximadamente 20 quilômetros, cuidando bem com as placas, você chega ao acesso a Estrada Ouro Fino, já em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na região de Bateias.

+Leia também: Filme sobre cachorro e mais oito produções estreiam na semana do carnaval

Muito parecida com a Estrada da Graciosa, que leva ao litoral do Paraná, a estradinha é bem bonitinha com aquele visual de filme que rende boas fotos. Ao entrar na chácara, você automaticamente desliga do mundo lá fora: lá não funciona celular. Apesar disso, distração em meio a natureza é o que não falta e passar o dia por lá é fácil.

Com duas piscinas, uma para adultos e outra para as crianças, a água é convidativa nos dias mais quentes, mas um aviso: como vem direto da fonte de água mineral, a água é bem gelada. Bem gelada mesmo! Mas nada que, depois de entrar, você não se acostume.

Que tal um piquenique na grama? Foto: Lucas Sarzi.
Que tal um piquenique na grama? Foto: Lucas Sarzi.

Quem quiser aproveitar bem, a dica que damos é chegar cedo. Com muita área verde, a estância não é feita só de piscina não. O local, por sinal, é um bom espaço para quem quiser também aproveitar muito além das piscinas, já que nos dias de maior movimento ficam cheias.

Sabe aquele espaço onde você consegue se conectar com o que realmente importa e perceber que não precisamos de muito para sermos felizes? Então. Perto de Curitiba, o espaço reúne opções para crianças e adultos como churrasqueiras, muitos espaços quietinhos para deitar na grama e fazer um piquenique. Quem gosta de animais silvestres também vai adorar: uma área do parque foi destinada às araras, carcarás, macacos e outras espécies, que foram salvas e são cuidadas por profissionais especializados.

Natureza preservada

Dizem que a cachoeira é casamenteira. Foto: Lucas Sarzi.
Dizem que a cachoeira é casamenteira. Foto: Lucas Sarzi.

Além de todas as atrações que mostramos e algumas que não mostramos para manter a surpresa, a estância também tem um local natural muito incrível, a Cascata dos Amores. Para quem gosta de mitos e lendas, reza a lenda que, quem se molha nas águas da cascata casa-se em breve. Se há certeza disso ou não, ninguém sabe, mas o que mais importa é que a gente certamente sai de lá revigorado.

Outra história que se conta é que, há centenas de anos, havia uma tribo que vivia no local e não deixava ninguém chegar perto da fonte porque acreditavam que a água era milagrosa, e deveria ser mantida “pura”. Outra história explica o porquê do galo ser um elemento tão presente na estância. De acordo com a lenda, a ave, esculpida em ouro, aparecia reluzente às margens da fonte todas as noites, clareando-a com sua plumagem dourada e permanecendo ali até o amanhecer.

Foto: Lucas Sarzi.
Foto: Lucas Sarzi.

Fuja do estresse

A Estância, criada em 1938, conta com uma extensa área de preservação ambiental que conserva a vegetação da Mata Atlântica ao longo de mais de 6 milhões de metros quadrados. O parque é opção para quem mora em Curitiba e região metropolitana e deseja passar o dia em contato com a natureza e praticar diversas atividades e exercícios ao ar livre ou, simplesmente, levar a família para recarregar as energias e deixar o estresse da cidade grande de lado.

A Estância Hidromineral funciona de terça-feira a domingo, além dos feriados, das 7h às 19h. O ingresso para crianças de quatro a 12 anos e adultos acima de 60 anos é R$ 12. Para quem tem 13 anos ou mais o valor da entrada é R$ 25. Os adultos pagantes que estiverem acompanhados de uma criança de até 12 anos contam com isenção no ingresso da criança. O parque fica na Estrada de ouro fino, s/n – Bateias, em Campo Largo. O telefone para contato é o (41) 3648-6001.

Foto: Lucas Sarzi.
Foto: Lucas Sarzi.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Curitiba tem Carnaval sim! Além da Zombie Walk, confira outros eventos que vão rolar