Depois de alguns grandes fiascos no horário nobre, finalmente a Globo conseguiu obter bons resultados com a estreia de uma novela das 21h. Na noite da última segunda-feira, Velho Chico conseguiu obter 34 pontos e superar os índices de audiência dos primeiros capítulos de suas quatro antecessoras – A Regra do Jogo (31), Babilônia (32), Império (24) e Em Família (31).

Além das atuações elogiadíssimas de Tarcício Meira (Coronel Jacinto), Selma Egrei (Encarnação), Rodrigo Santoro (Afrânio), Rodrigo Lombardi (Capitão Rosa) e Fabíula Nascimento (Eulália), quem mais chamou a atenção foi Carol Castro, na pele da cantora Iolanda. Não só por sua atuação, também considerada uma ótima surpresa, mas principalmente por aparecer com os seios e outras partes do corpo à mostra em cenas que foram ao ar pouco depois das 22h.

Mostrando que não estão ligando para o mundo “politicamente correto” de hoje em dia e que têm carta branca para fazerem o que quiserem, o autor Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho ainda mostraram drogas e armas no primeiro capítulo da trama.