tv31041204.jpg

Manuela do Monte : "Novela
é igual à vida, né!?".

Apesar de interpretar novamente uma romântica, Manuela do Monte garante que Branca, sua personagem em Começar de Novo, é bem diferente de seu papel anterior, a Luísa de Malhação. Para ela, a maior diferença entre os papéis é que Branca é muito mais sonhadora. E foi justamente o fato da personagem fantasiar mais o amor que fez Manuela aceitar o convite para a novela das sete. A atriz só tem uma dificuldade. No momento de representar, ela não consegue deixar de colocar algumas das suas características nas personagens. Embora lute contra isso, Manuela admite que é inevitável dar um pouco de si nos papéis. "A Branca, por exemplo, tem meus trejeitos. Isso ocorre porque estou começando agora e é difícil separar", justifica Manuela.

Para não fazer feio na hora de atuar como Branca, assim que pegou a sinopse da trama Manuela foi procurar a professora Andréa Cavalcante. Em uma das aulas, a atriz teve que receber a "coach" em casa como se fosse Branca. "Foi meu primeiro contato direto com a personagem", avalia. Com tanto empenho, Manuela acredita já ter encontrado o "tom" exato de Branca. Mesmo assim, vai com calma na composição de sua personagem, porque a história pode mudar de rumo. "Novela é igual a vida, né!?. A gente não sabe o que vai acontecer daqui a um segundo", reflete.

Realmente, a vida de Branca se modificou completamente desde o início da trama. Ela passou de "criada" a neta de Lucrécia, vivida por Eva Wilma. O que a "gata borralheira" não sabe é que existe um certo "interesse" por trás de tanta bondade da vilã da trama. Branca é dona de uma bela fortuna e é por isso que a madrinha realizou seu casamento com Abel, personagem de Eduardo Pires. "Se fosse comigo depois de descobrir toda a verdade daria uma lição em Lucrécia. Mas a reação da Branca vai depender do autor. Estou preparada para tudo", conta, esboçando um sorriso tímido.

À vontade

Apesar de não concordar com as maldades de Lucrécia, Manuela e sente muito confortável no momento de contracenar com Eva Wilma. "Sempre que a Eva tem que me falar alguma coisa, ela vem e fala na boa", conta. Outro ator que dá muitas dicas para Manuela é Carlos Vereza, que interpreta o prefeito Ademar. Além dos toques profissionais, o ator sempre que pode passa os textos de algumas cenas com a iniciante. "Isso pra mim é uma honra. Tenho ainda muito a que sugar desses profissionais", confessa.

Mesmo chegando no estúdio com o roteiro na ponta da língua, Manuela afirma que não controla direito a ansiedade quanto tem muitas cenas pela frente. "Sempre acho que não vou dar conta", queixa-se. Perfeccionista, Manuela raramente gosta do que faz. Acredita que quanto mais experiência adquire, mais a sua responsabilidade aumenta. "Todo dia tenho que me superar. Amanhã quero ser melhor do que hoje", profetiza.

De olho no teatro

Além de seguir carreira na televisão, Manuela aspira trabalhar em teatro. Sem experiência no palco, a atriz tem curiosidade de saber como se sairia se ficasse toda semana em cartaz. "Tenho inveja saudável de quem ensaia e se prepara para uma peça", revela bem-humorada. Manuela sempre está aberta para novas oportunidades e anseia por trabalhar novamente com o diretor Jayme Monjardim, responsável por sua estréia na tevê. Ele viu uma foto do filme Manhã Transfigurada, de Sérgio Assis Brasil, onde Manuela interpretou Camilla, uma jovem que seduz um sacristão e se apaixona por um padre. "Estou aqui hoje graças ao Jayme. Tenho um imenso carinho por ele acima do profissional", derrama-se. Sempre que possível, a atriz pede ao diretor para dar uma "espiadinha" em Começar de Novo para dizer o que acha de sua atuação. "Confio muito nele", garante.

Vive no RJ e mora no RS

Manuela teve que antecipar as provas do Segundo Grau para se mudar para o Rio de Janeiro.

Apesar de viver há dois anos no Rio, Manuela ainda diz que mora em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Manuela do Monte já foi recordista de cartas da Globo. Quando interpretava Luísa de Malhação, a atriz recebia média de 400 cartas por mês.

Depois que estreou na televisão, Manuela garante que não mudou sua maneira de vestir. "Me sinto bem de tênis, calça molinha e blusa by Renner", diverte-se.

Manuela sempre procura conhecer toda equipe técnica. Na sua opinião, isso resulta num bom trabalho.