Curitiba vai virar capital dos bonequeiros de 10 a 17 de julho. Na semana que antecede o 14º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, a Biblioteca Pública do Paraná abre neste sábado (2), a exposição dos bonequeiros Jorge Vigário e Odílio Malheiros, da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos. A mostra, no hall do 2º andar, traz ?bonecos de luva? e a idéia é chamar a atenção do público e incentivar a participar do festival. A exposição ficará em cartaz até o próximo dia 14.

O festival vai reunir grupos nacionais e internacionais que farão cerca de 60 apresentações em teatros, hospitais, ruas e praças de Curitiba e Região Metropolitana. Haverá, também, exposições, palestras, debates, exibições de vídeos e feira de bonecos. Segundo os bonequeiros Jorge e Odílio, o público terá a oportunidade de apreciar espetáculos da Argentina, Espanha, Holanda, França, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Porto Alegre.

Dos grupos que se apresentarão merecem destaque o Merengue, Trava-Língua, Cia Ti Biri Bão, Cia Karagoz Animação e Eventos, Miyashiro Teatro de Bonecos, Grupo Simples Suspiro, Aldebarã e Rasgateatro e Cia Manoel Kobachuk que vão representar o Paraná. ?O festival é uma grande festa que mistura bonecos, atores, objetos animados, dança, mímica, música e cenários que manifestam a essência de quem os concebe e manipula?, dizem os bonequeiros.

Serviço
Exposição: Fantoches: Bonecos de luva do Paraná
Local: Hall do 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná
Endereço: Rua Cândido Lopes, 133
Data: 2 a 14 de julho