No mês em que se comemora o Dia Nacional da Poesia, a Biblioteca Pública do Paraná programou uma série de atividades culturais para marcar a data, a ser comemorada no próximo dia 14. A primeira é a exposição ?Futurismo ? não olhe para trás…?, do poeta e produtor cultural Ildefonso Mello Jr, aberta no fim de semana. A mostra reúne 30 poemas, 11 desenhos usando as cores vermelho e preto e instalação lúdica com motivo literário.

Para o dia 14 está marcado o lançamento do livro ?Poesias e poemas para você?, de Albertina Stival, às 18 horas, no hall térreo. E no dia 16, também às 18 horas, a Academia Paranaense de Poesia promoverá a tribuna livre ?100 anos de Mário Quintana?. Esta atividade, que faz parte da Oficina Permanente de Poesia, consiste na declamação de poemas no hall de entrada da Biblioteca. Os admiradores de Mário Quintana poderão participar do evento.

Futurismo – O poeta e produtor cultural Ildefonso Mello Jr entrou na Biblioteca Pública pela primeira vez aos 8 anos de idade. É freqüentador da unidade há 40 anos. ?Na Biblioteca Pública já li uma montanha de livros. Não sei quanto. São tantos que perdi a conta?, brinca, lembrando que seus poemas são para ?atiçar a imaginação dos leitores com audácia e fazer pensar o futuro além da trilha igualitária?.

Ildefonso Mello Jr lamenta que muitas lideranças ainda tenham idéias do passado. Por isso, escreveu sobre o futurismo, olhando sempre para frente. ?No novo milênio algumas pessoas ainda têm idéias anteriores aos anos 80 e outros convivem com o sistema fechado dos anos 20.? Para ele, ?falta o conhecimento que está na Biblioteca?.

Os desenhos, em vermelho e preto (cores do Clube Atlético Paranaense) inovam o capítulo-esporte também é cultura. ?No olho do Furacão não existe adversário…? E a instalação ?Inovação da magia? é um tributo a Garcia Lorca. A mostra ficará em cartaz até o próximo dia 14.

Serviço
Exposição ?Futurismo ? não olhe para trás…?
Data: de 04 a 14 de março
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133, centro.